A guerra no leste europeu trouxe graves consequências humanitárias e econômicas para o mundo pós-moderno. De um lado, um mundo ocidental que se julgava acima de todos os julgamentos e “protetor” da paz no mundo. De outro lado, o oriente, que possui a chave do desequilíbrio global.
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, surgem diversos questionamentos.
O mundo pós-moderno, divulgado pelo Ocidente, almeja uma estabilidade entre todos. Tal estabilidade cai por terra com o início da guerra na Ucrânia. Os Estados mundiais julgavam-se pacíficos e o avanço de interesses ocidentais sobre o Leste inflamou ainda mais uma cisão entre a Rússia e o Ocidente.
A falência dos Estados, neste sentido se dá pelo fato de que aqueles que se julgavam mantenedores da paz global, agora são desmascarados e colocados também no banco dos réus como um dos causadores da desestabilidade do mundo.
A guerra é o produto da soberba e do orgulho dos países de primeiro mundo
A luta pelos interesses da OTAN e da Rússia desencadeou um colapso do sistema de globalização. As negociações falharam. As sanções contra uma nação causam ainda mais o acirramento do conflito.
A falha do Estado americano em manter a paz mundial revela a fragilidade de toda uma cadeia de sistemas globais diplomáticos. Agora, não são mais os EUA que ditam as regras do jogo de poder ao redor dos países. Surge no leste um oponente à altura, a Rússia.
Leia MaisPapa: “Não há operação militar na Ucrânia, mas guerra que semeia a morte” A paz mundial é uma utopia. Mesmo que não ocorresse uma guerra militar, ocorrem outras tantas guerras, econômicas, mercantis, de influência, cibernética.
A pergunta que fica para nós, hoje, é: Quem será culpado por este conflito? Quem sentará no banco dos réus, o provocado e atacante ou o provocador e influenciador?
A busca por influências causou uma "guerra fria pós-moderna" e agora vemos o resultado disso. A guerra não perdoa ninguém e as consequências são para todos os seres humanos.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.