Mundo

JMJ 2023: Conheça algumas tradições católicas de Portugal

Escrito por Laís Silva

13 JUL 2023 - 15H08 (Atualizada em 13 JUL 2023 - 16H38)

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Existem muitas tradições no Catolicismo, e essas tradições podem mudar de região para região, principalmente de país para país. E isso se deve aos santos de devoção de cada um, à cultura e também às “mariofanias”, que são as aparições e revelações da Virgem Maria.

Neste ano, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acontece em Lisboa, capital de Portugal. O país vai receber milhares de jovens vindos de todo o mundo para um encontro com o Papa e os peregrinos que vão até Lisboa já podem aprender sobre as tradições católicas portuguesas. Leia MaisJMJ: Jovens estão pedalando da Cracóvia até LisboaConfira a moeda e os selos comemorativos lançados para JMJ

Nossa Senhora de Fátima

Os Portugueses têm uma devoção muito forte à Nossa Senhora de Fátima, pois foi naquele país que Nossa Senhora apareceu para os três pastorinhos. O dia dela é comemorado em 13 de maio, pois foi a data de sua primeira aparição.

Entre as comemorações desta data está a “procissão das velas”, um evento em que acontece na noite da véspera da festa (12 de maio), quando os paroquianos acendem velas e rezam no largo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Procissão das velas

Apesar do dia mais forte desta procissão ser na véspera do dia 13 de maio, ela se tornou uma tradição e acontece todos os dias, às 19h, começando e terminando na capelinha das orações.

Santarém

Todos os anos, católicos portugueses e também do mundo todo visitam a cidade de Santarém para conhecer o local em que ocorreu o Milagre Eucarístico de 1242, quando a hóstia se transformou em carne sangrenta e o sangue começou a fluir dela.

A hóstia é preservada até hoje em um ostensório dentro da Igreja de San Esteban, também conhecido como Santuário do Santo Milagre.

Tapetes de flores e procissão da fogueira

Na vila portuguesa do Sardoal, no centro do país, é tradição celebrar a Semana Santa com tapetes de flores e com a Procissão da Fogueira.

Durante a procissão, a iluminação pública é apagada e só há luz de tochas e lamparinas que são colocadas nas janelas e varandas das casas. As igrejas são decoradas com flores.

Fonte: Santuário de Fátima, ACI,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...