Existem muitas tradições no Catolicismo, e essas tradições podem mudar de região para região, principalmente de país para país. E isso se deve aos santos de devoção de cada um, à cultura e também às “mariofanias”, que são as aparições e revelações da Virgem Maria.
Neste ano, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acontece em Lisboa, capital de Portugal. O país vai receber milhares de jovens vindos de todo o mundo para um encontro com o Papa e os peregrinos que vão até Lisboa já podem aprender sobre as tradições católicas portuguesas. Leia MaisJMJ: Jovens estão pedalando da Cracóvia até LisboaConfira a moeda e os selos comemorativos lançados para JMJ
Os Portugueses têm uma devoção muito forte à Nossa Senhora de Fátima, pois foi naquele país que Nossa Senhora apareceu para os três pastorinhos. O dia dela é comemorado em 13 de maio, pois foi a data de sua primeira aparição.
Entre as comemorações desta data está a “procissão das velas”, um evento em que acontece na noite da véspera da festa (12 de maio), quando os paroquianos acendem velas e rezam no largo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Apesar do dia mais forte desta procissão ser na véspera do dia 13 de maio, ela se tornou uma tradição e acontece todos os dias, às 19h, começando e terminando na capelinha das orações.
Todos os anos, católicos portugueses e também do mundo todo visitam a cidade de Santarém para conhecer o local em que ocorreu o Milagre Eucarístico de 1242, quando a hóstia se transformou em carne sangrenta e o sangue começou a fluir dela.
A hóstia é preservada até hoje em um ostensório dentro da Igreja de San Esteban, também conhecido como Santuário do Santo Milagre.
Na vila portuguesa do Sardoal, no centro do país, é tradição celebrar a Semana Santa com tapetes de flores e com a Procissão da Fogueira.
Durante a procissão, a iluminação pública é apagada e só há luz de tochas e lamparinas que são colocadas nas janelas e varandas das casas. As igrejas são decoradas com flores.
Fonte: Santuário de Fátima, ACI,
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Ao nascer, Cristo abriu para nós a porta da Salvação
O Natal celebra a chegada da salvação por meio da encarnação de Jesus. Ele é a grande luz que ilumina nossas trevas e nos oferece esperança e vida nova.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.