Mundo

Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”

Escrito por Redação A12

22 JAN 2025 - 12H01 (Atualizada em 22 JAN 2025 - 14H36)

Andreas Solaro/ Shutterstock

O Papa Francisco compartilhou um momento emocionante no encerramento da Audiência Geral da quarta-feira (22): afirmou que fez uma ligação para a paróquia da Sagrada Família, em Gaza.

Seu relato traz à tona a realidade de uma comunidade que, após meses de medo e escassez, experimenta um breve alívio com a recente trégua na guerra entre Palestina e Israel.

“Ontem liguei — faço isso todos os dias — para a paróquia de Gaza. Estavam felizes. Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos. Tinham apenas alguns vegetais. Estavam felizes, comemora o Santo Padre.

Uma paróquia marcada fraternidade durante a guerra

A paróquia da Sagrada Família, liderada pelo padre argentino Gabriel Romanelli e pelo sacerdote egípcio Yusuf Asad, está localizada perto das áreas mais afetadas pelos bombardeios.

Até dezembro de 2023, o local enfrentava situações precárias, incluindo um ataque que tirou a vida de duas mulheres. Apesar disso, o complexo paroquial serviu como abrigo para cristãos e muçulmanos, simbolizando a unidade em tempos de crise.

Anas-Mohammed/Shutterstock
Anas-Mohammed/Shutterstock


:: Apesar da guerra, Igreja em Gaza prioriza educação de crianças e jovens

Francisco tem demonstrado grande proximidade com essa comunidade desde que o conflito ficou mais forte, em outubro de 2023. Segundo o padre Romanelli, o Papa liga diariamente, geralmente às 19h, para oferecer orações e bênçãos. “Ele se tornou um de nós, um paroquiano”, afirmou o sacerdote.

Na mesma Audiência Geral, Francisco reforçou seu clamor contra a guerra: 

Rezemos por Gaza, pela paz ali e em tantos outros lugares do mundo. A guerra é sempre uma derrota. Quem lucra? Os fabricantes de armas! Por favor, rezemos pela paz”.

Embora a trégua traga esperança, o Papa lembrou que ela ainda não representa a verdadeira paz e convocou os fiéis a continuarem em oração por todos os que sofrem com conflitos.

:: Conflito entre Israel e palestinos: uma guerra que não tem fim

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...