Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem comportadas na noite da Véspera de Natal. Mas, será que o bom velhinho existiu mesmo um dia? Não passa de uma lenda? Ou será mera propaganda capitalista?
Na verdade, pode ser um pouco de tudo isso. Pois bem! O fato é que existe uma lenda que revela São Nicolau como Papai Noel. O Santo foi Arcebispo de Mira, na Turquia, e costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras, colocando um saco com moedas nas chaminés das casas.
Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e se espalhou por todo o mundo.
Nos primórdios, São Nicolau era retratado com trajes de bispo. Atualmente, Papai Noel é geralmente composto como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca, trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX, devido à influência da Coca-Cola.
Aspectos interessantes
É tido como acolhedor com os pobres e, principalmente, com as crianças carentes. Foi o primeiro santo da Igreja a se preocupar com a educação e a moral, tanto das crianças como de suas mães.
A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre, na Turquia.
São Nicolau é padroeiro da Grécia, Noruega, Rússia e também da Cidade de Amsterdam, na Holanda.
Seu dia é 6 de dezembro, data de sua morte no ano de 350.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.