Música

Advento: cuidados essenciais na escolha das músicas litúrgicas

Escrito por Laís Silva

29 NOV 2024 - 10H32 (Atualizada em 29 NOV 2024 - 12H24)

mnimage / Shutterstock

A Igreja Católica está prestes a iniciar o Tempo do Advento, período em que os cristãos são convidados a refletir e rezar pela espera do Menino Jesus.

Durante todo o calendário litúrgico, rezamos e contamos a história de Cristo, refletimos seus ensinamentos e também a vida de seus discípulos. Por este motivo, cada tempo nos ensina algo e é preciso que cada cristão compreenda a Liturgia de cada celebração.

Diante deste cuidado, os sacerdotes, ministros e até mesmo os músicos que ajudam na preparação de cada celebração, devem se atentar a cada detalhe e a cada período do calendário, seguindo a liturgia e também as orientações dos documentos da Igreja. Leia Mais4 dicas para você escolher cantos do Advento e Natal

A música litúrgica, por exemplo, é um detalhe com o qual se deve ter muito cuidado na escolha, pois não é uma simples trilha sonora na Missa; ela é parte da celebração. Ela ajuda a refletir o Evangelho e cantá-lo.

O Maestro Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo (SP), concedeu uma entrevista ao Vatican News, em 2022, e deu algumas dicas para os músicos que tocam as santas missas.

Entre essas dicas, ele destacou que esses músicos não devem se comportar como uma banda que anima um programa de auditório, mas sim assumir a responsabilidade ministerial que existe nesta atividade. E destacou que, durante a celebração, o que se espera dos músicos é o serviço à liturgia, colaborando para que os fiéis rezem, cantando nos momentos corretos.

A Igreja Católica disponibiliza diversos documentos que auxiliam nas celebrações, entre eles o Musicam Sacram, de 1967. Neste documento, é possível encontrar orientações para a música litúrgica, como, por exemplo, sobre o uso de instrumentos, no parágrafo 64.

“O uso de instrumentos musicais para acompanhar o canto, pode apoiar as vozes, facilitar a participação da assembleia e fazer mais profunda a assembleia. Porém, o seu som não deve cobrir as vozes, dificultando a compreensão do texto; de fato, os instrumentos musicais calam quando o sacerdote celebrante ou um ministro, no exercício do seu cargo, dizem em alta voz um texto próprio deles”.

Temos também orientação específica para o tempo do Advento, no parágrafo 313:

“No tempo do Advento, o órgão e outros instrumentos musicais devem ser utilizados com aquela moderação que convém à natureza deste tempo, evitando antecipar a alegria plena do Natal do Senhor”.

Seguindo esta orientação, destacamos que durante o Advento, o canto do Glória é omitido nas missas, para refletir o momento de espera e preparação deste período. Este é um tempo de expectativa pela vinda de Cristo, e a ausência do canto “Glória” simboliza que a alegria plena ainda está por vir, sendo retomada na celebração do Natal.

Mariana Joffre / A12
Mariana Joffre / A12

Silvio Lino, organista do Santuário Nacional de Aparecida, destacou algumas dicas que os músicos devem ter na escolha das canções litúrgicas neste período.

“O Advento é um tempo de preparação para o Natal do Senhor, o cuidado que os músicos e a equipe de Liturgia devem ter consiste na elaboração de um folheto próprio em que se opte por cânticos que tenham como base os profetas Isaías, Jeremias, Miqueias e João Batista, porque eles, nas Sagradas Escrituras, indicam o caminho da conversão, da mudança de vida, eles indicam que o Senhor se aproxima e eles indicam ainda: preparai o caminho do Senhor”.

Ele ainda completou falando sobre a importância de seguir a liturgia de cada domingo para se atentar ao que cada uma delas nos diz, e assim usar as músicas como forma de completar o ensinamento e incentivar o povo de Deus a cantar rezando.

“É importante ressaltar que o 3º Domingo do Tempo do Advento é marcado pela alegria, em latim, gaudete. 'Alegrai-vos, o Senhor está próximo'. Maria, a Virgem escolhida pelo próprio Deus, deu seu sim generoso e decisivo para a encarnação do verbo. Vamos viver o tempo do Advento, em que o Emanuel, Deus conosco, vem morar”.

Fonte: Vatican Media, Vatican News, CNBB,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...