No sábado, 7 de dezembro, às 17h30, a Sala Paulo VI, no Vaticano, será o palco da quinta edição do “Concerto com os Pobres”. O evento que acontece anualmente une arte e solidariedade, e nesta edição contará com a presença especial do vencedor do Oscar Hans Zimmer, além dos compositores monsenhor Marco Frisina e Dario Vero. A violoncelista indicada ao Grammy, Tina Guo, também fará uma participação especial.
O compositor de trilhas sonoras icônicas como “O Rei Leão”, “Gladiador”, “Piratas do Caribe”, “Interstellar” e “Pearl Harbor” apresentará suas obras mais famosas. Ele dividirá o palco com o maestro monsenhor Marco Frisina, que executará suas composições para filmes de temática religiosa. Acompanhando-os, estarão a Orquestra Nova Opera, composta por 70 músicos de toda a Europa, e o Coro da Diocese de Roma, com 250 vozes, que celebra seu 40º aniversário este ano.
A plateia da Sala Paulo VI contará com 8.000 pessoas, incluindo 3.000 irmãos vulneráveis de diversas línguas e religiões. Eles serão os “hóspedes de honra” do evento, convidados pelo Dicastério para o Serviço da Caridade — Esmolaria Apostólica, juntamente com várias associações de voluntariado que os apoiam diariamente. Leia Mais“Catholic Music Awards” tem brasileiro entre os inscritos
O dia começará com uma audiência privada do Papa Francisco aos artistas e parceiros da Nova Opera, destacando a importância do evento na promoção de valores de solidariedade e inclusão.
Os irmãos mais necessitados serão envolvidos graças ao Dicastério para a Caridade e às diversas associações presentes na região, como a Caritas de Roma, a Comunidade de Santo Egídio, a Soberana Ordem Militar de Malta, o Círculo São Pedro, o Centro Astalli para os Refugiados, as Associações Cristãs de Trabalhadores Italianos (ACLI) de Roma e a Comunidade João XXIII.
Ao final do concerto, como de costume, será oferecido um jantar para levar e outros bens aos 3.000 irmãos mais vulneráveis, como mais um gesto de proximidade.
A ideia nasceu em 2015, a partir de uma ideia de Ricardo Rossi e Gualtiero Ventura e foi organizado pela Nova Opera, com a Direção Artística do maestro monsenhor Marco Frisina.
O “Concerto com os Pobres” tornou-se, ao longo dos anos, um evento artístico singular, uma iniciativa de solidariedade e proximidade. É uma jornada musical que celebra a beleza e a caridade através da linguagem universal da arte.
O evento é patrocinado pelo Dicastério para o Serviço da Caridade — Esmolaria Apostólica, pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e pelo Pontifício Instituto de Música Sacra.
As quatro edições anteriores contaram com a participação de alguns dos maiores nomes da música internacional, como os maestros Daniel Oren e Speranza Scappucci, e os compositores Ennio Morricone e Nicola Piovani. Além disso, houve colaborações de prestígio com a Orquestra e o Coro do Teatro da Ópera de Roma, o Coro da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, a Orquestra do Teatro Verdi de Salerno, a Orquestra do Cinema Italiano e a Orquestra Roma Sinfonietta.
A participação no “Concerto com os Pobres” será mediante bilhete-convite, que pode ser solicitado preenchendo o formulário disponível no site oficial do evento concertoconipoveri.org, do evento a partir de 18 de novembro de 2024.
Os ingressos-convite serão enviados por e-mail e incluirão um código QR único, que deverá ser apresentado em formato digital ou impresso no controle de acesso no dia do evento.
Jornalistas e operadores de mídia interessados em participar devem enviar seu pedido por meio do sistema de credenciamento on-line da Sala de Imprensa da Santa Sé, disponível em: press.vatican.va/accreditamenti.
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.