Desde a última quarta-feira (14), a Igreja Católica vivencia o Tempo da Quaresma. Desde já, paróquias já se organizam para as celebrações deste Tempo Litúrgico.
Pensando nisso, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Música Litúrgica, divulgou um repertório próprio de músicas para as celebrações dominicais da Quaresma.
Desde 2006, a CNBB publica o hino da Campanha da Fraternidade e cantos específicos para o Tempo da Quaresma, que estejam intimamente conectados com a espiritualidade do tempo litúrgico, além de textos tirados da Sagrada Escritura ou nela inspirados, tirados dos Salmos, e em estreita relação com o momento ritual.
“Os cantos que apresentamos têm as dimensões orante e dialogal, necessárias para os cantos da celebração Eucarística, principalmente a celebração dominical. O foco é na conversão pessoal e comunitária em vista da necessidade de abrir-se para uma mudança de vida”, explica o assessor de música litúrgica da CNBB, padre Jair Costa.
Ele também reforçou que o Hinário Litúrgico da CNBB é pensado justamente para que cada cristão vivencie o Tempo Litúrgico da maneira correta.
“Cantar a Quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo… É um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados, um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade”.
O pe. Jair Costa afirmou que espera que o ministério de música, corais e animadores possam colaborar “para uma frutuosa preparação para a Páscoa do Senhor”.
Os cantos estão disponibilizados numa lista e separados pelo nome das celebrações para facilitar o acesso.
Neste documento estão os cantos específicos de cada celebração, cantos de abertura, salmos responsoriais e cantos de Comunhão, da “Quarta Feira de Cinzas”, “Domingos da Quaresma – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º” e “Domingo de Ramos”.
Além de um arquivo chamado “Outros Cantos para a Quaresma” estão os demais cantos: diversos cantos de Abertura, Ato Penitencial, Aclamações ao Evangelho e apresentação das oferendas.
Cantos para a Quaresma – Quarta Feira de Cinzas Ano B
Cantos para a Quaresma – 1º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 2º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 3º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 4º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – 5º Domingo Ano B
Cantos para a Quaresma – Domingo de Ramos
Cantos para a Quaresma – Outros cantos
Fonte: CNBB
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.