Música

Entenda a beleza da Missa cantada

Dom Ricardo Hoepers grava os cantos da missa de acordo com a 3ª edição do Missal Romano

Escrito por Redação A12

20 DEZ 2024 - 11H18 (Atualizada em 20 DEZ 2024 - 11H51)

joi54 / Shutterstock

Edições CNBB, em parceria com a Arquidiocese de Campinas, estão lançando mais uma ferramenta para acolher as melodias da tradução brasileira da 3ª edição do Missal Romano.

Após disponibilizar melodias nas plataformas de áudio e oferecer formação sobre os cantos dos ministros e da assembleia, a Edições CNBB agora traz um novo recurso para as comunidades. Nesta semana, a missa cantada foi gravada na arquidiocese de Campinas–SP, com a presença do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

As melodias estão alinhadas com as partituras da tradução brasileira da 3ª edição do Missal Romano. De acordo com dom Ricardo, a presença das partituras e a disponibilização das melodias visam "enriquecer ainda mais a liturgia, valorizando a beleza da liturgia cantada".

Por que temos Missa Cantada?

Os cantos litúrgicos compõem a Missa e, de uma forma muito bonita, também envolvem os fiéis que participam da celebração, não como um show, mas sim como uma ferramenta que ajuda a fazer com que todos rezem juntos. Leia MaisA importância da música na evangelização

“Para isso, nós entendemos que seria necessária uma motivação para que os padres, as comunidades pudessem conhecer e se motivar a também utilizar essas melodias. É um instrumento que deixa a liturgia mais preparada, mais bela, enriquece o momento de oração, explica dom Ricardo Hoepers.

Entenda como foi a gravação

CNBB / Reprodução
CNBB / Reprodução

A proposta da Edições CNBB, apresentada pelo diretor-geral, monsenhor Jamil Alves Souza, foi a gravação completa de uma missa, escolhendo uma das missas da Bem-Aventurada Virgem Maria.

A gravação foi realizada em parceria com a arquidiocese de Campinas e a PUC Campinas, que forneceu a estrutura de gravação. O Mosteiro São Bento de Vinhedo cedeu a capela para a gravação, onde se encontra um dos mais belos órgãos de tubos do Brasil, construído pelo alemão Georg Jann e composto por 904 tubos de metal e madeira.

O Coro da Arquidiocese de Campinas e o Coro Dom Bruno Gamberini participaram da gravação, cuidando do coral litúrgico e da assembleia. A regência foi conduzida pelo doutor em música Clayton Dias, que gravou as melodias do Missal, agora disponíveis nas plataformas digitais.

Dom Ricardo Hoepers destaca que o material permitirá que músicos, padres e membros da Pastoral Litúrgica compreendam como funciona a Missa Cantada, com a participação da assembleia e as orações do padre, evidenciando “a beleza do conjunto da Missa cantada”. E afirmou:

“Foi uma primeira experiência, pode ser que depois dessa sejam gravadas outras missas, para que as pessoas possam ver a importância e até para mostrar que não é algo extraordinário, que não é algo difícil, que não é algo que é inacessível, ao contrário, estão ali, basta a disposição de se preparar bem e poder utilizar esse instrumento que está no Missal”.

Acompanharam dom Ricardo na gravação o diretor-geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil; o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto; e o assessor do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Luís Felipe Marques.

Confira o álbum com as músicas da Missa

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Música

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...