O principal momento da Santa Missa é a Consagração. Por meio dela, experimentamos o mistério de nossa fé, no qual, pela ação do Espírito Santo, o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Jesus. Como vivenciar um momento tão importante? No momento da Consagração, o que devemos fazer? Esse é o ensinamento do Padre Camilo. Veja abaixo alguns pontos importantes.
Leia Mais Posso rezar para a seleção brasileira ganhar a Copa do Mundo?1. A Missa é celebração da presença sacramental de Jesus na vida da comunidade. Ele mesmo diz: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. Reunimo-nos por seu amor. E por nos amar Ele se faz presente.
2. O principal momento da missa é a Consagração. Onde, na força do Espírito Santo, o pão e o vinho colocados sobre o altar, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo – Mistério de nossa fé. Nós ofertamos a Deus o nosso pão e o nosso vinho, e Deus nos dá o Seu Filho como alimento para a nossa vida. Na Consagração rezamos Jesus vivo no meio de nós, o Pão descido dos céus.
3. Todos os momentos da missa devem ser vividos com muito amor e respeito. Mas o momento da Consagração, por ser o coração da celebração Eucarística, pede de nós maior atenção, piedade e concentração.
4. A consagração do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Jesus, se dá no momento da Epiclese, ou seja, da inovação do Espírito Santo, que o Sacerdote faz sobre as oferendas: “Santificai pelo Espírito Santo, as oferendas que vos apresentamos”.
5. Quando o sacerdote, que age na pessoa de Cristo, diz as palavras pronunciadas por Jesus na última ceia, é momento em que o próprio Cristo diz para a comunidade: Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue. Por isso, esse momento pede que o olhar, o pensamento e o coração estejam totalmente voltados para o Altar, para acolher o Cristo, que por amor, continua se entregando pela nossa salvação.
6. Sendo assim, se neste momento da Consagração é possível ajoelhar-se, seria bom. Caso não seja possível, pelo local, ou questão de saúde, idade, permaneça em pé ou mesmo sentado. O importante é que o olhar esteja voltado para o altar. Por isso não ficar com a cabeça baixa, nem olhos fechados e nem ficar olhando para outros lados.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.