Notícias

30 anos do novo Catecismo da Igreja Católica

O documento é uma espécie de “guia” para os católicos

Escrito por Lais Silva

06 ABR 2022 - 11H39 (Atualizada em 29 AGO 2023 - 11H03)

Wikipedia

No dia 11 de outubro de 1992, o Papa João Paulo II entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica, por meio de um texto-base para a catequese renovada nas fontes vivas da fé. Em 2022 o novo Catecismo da Igreja Católica completa 30 anos.

Esse documento é uma espécie de “guia” para os católicos. A apresentação do documento está dividida em quatro partes: a fé professada, a fé celebrada, a fé vivida e a fé rezada.

A fé professada fala sobre o Credo: explica cada parágrafo desde o trecho “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra”, até chegar ao parágrafo final sobre crer “Na vida eterna”. Resume os dons que Deus concede ao homem, e mostra Deus como Criador, Redentor e Santificador.

A fé celebrada fala sobre a Liturgia Sagrada: explica o que é a Liturgia, explica seu auxílio como fonte de vida, apresenta a importância da oração, do estudo e da catequese. Expõe ações sagradas da liturgia e sobre os sete sacramentos da Igreja Católica: o batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio.

A fé vivida: a terceira parte do documento apresenta a vida em Cristo e as orientações de comportamento de um cristão. O homem ,como imagem e semelhança de Deus, deve saber até onde vai sua liberdade e responsabilidade, ter consciência moral, conhecer as virtudes e ter o conhecimento do que é o pecado. Essa parte do documento também tem como base os Dez mandamentos.

A quarta e última parte do Catecismo da Igreja Católica fala sobre a fé rezada. Aborda a importância da oração cristã, expressada no Pai-Nosso, que traz sete pedidos de todo cristão:

1. Santificado seja o vosso nome

2. Venha a nós o vosso Reino

3. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu

4. O pão nosso de cada dia nos dai hoje

5. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

6. Não nos deixeis cair em tentação

7. Mas livrai-nos do Mal

Após 30 anos, o Catecismo da Igreja Católica ainda é atual, pois trata dos pensamentos da Igreja sobre os mais variados assuntos e reforça a importância para o crescimento da fé e dos estudos, além de ensinar a postura da vida na Igreja e na Comunidade. 

Lives celebrativas

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequétia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, está realizando uma série de lives celebrativas sobre os 30 anos do novo Catecismo da Igreja Católica.

A live desta quinta-feira, dia 7 de abril será realizada às 19h30, com o tema “A profissão de fé” e será apresentada pela doutora em teologia sistemática, Irmã Sueli Cruz Pereira.

A próxima live acontece no dia 21 de abril, também às 19h30. As transmissões estão sendo feitas pelas redes sociais da CNBB e Catequese do Brasil.

Confira as lives que já aconteceram 


Fonte: CNBB, Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...