Desde o dia 11 de julho, a cidade de João Pessoa (PB) está acolhendo seminaristas de todo o Brasil, que participam do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminarista (COMINSE). O evento é realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).Leia MaisSeminário Nacional de Catequese discute a importância do Catecismo da Igreja CatólicaComunidade, Paróquia, Diocese, Arquidiocese: Como a Igreja se organiza?
O encontro é um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Nesta edição o tema central é “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).
O intuito do congresso é discutir caminhos para animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, deixando a missão como eixo central da formação e os auxiliando a obter um espírito missionário.
Esta é a primeira vez que os seminaristas que compõem a comissão nacional do Conselho Missionário de Seminaristas se encontram presencialmente. Ítalo Lima, seminarista coordenador da comissão nacional do COMISE, ressalta a experiência positiva desta construção do Congresso.
“A expectativa para a realização do 4COMINSE é justamente o reencontro destes discípulos missionários, que depois de dois anos de uma longa pandemia, podem se reencontrar e neste congresso reestabelecer as forças para a caminhada missionária nas dioceses e seminários espalhados pelo Brasil”.
Estão na programação os conferencistas Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Entre as diversas atividades do congresso, está a experiência missionária em treze comunidades da Arquidiocese da Paraíba. Bruno Henrique, postulante que está participando do Congresso, contou ao A12 que o evento contribui para uma reflexão de sua própria vocação.
“Participar do 4º Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas está contribuindo para reflexão da minha própria vocação, o olhar missionário deve arder o coração do vocacionado para que seja um bom religioso, a missão do ser religioso é ser missão na vida das pessoas”.
O Missionário Redentorista Fr. Clayton Sérgio Cunha Peixoto, em entrevista ao A12, contou que está sendo uma experiência incrível.
“Tem sido uma experiência incrível de oração, de comunhão com seminaristas de várias dioceses do Brasil, também religiosos de várias congregações presentes aqui no nosso país, então tem sido momentos de estudo, de reflexão sobre a missão Ad gentes e isso vai muito de acordo com o carisma da nossa Congregação Redentorista, sobretudo no trabalho de evangelização aos mais pobres e abandonados”.
O 4COMINSE conta com o fundamental apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Colaboração: Assessoria de Imprensa Pontifícias Obras Missionárias (POM)
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.