Notícias

Bispos abordam temas como o investimento na formação de futuros padres e a JMJ 2023

Neste quarto dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além dos temas abordados nas sessões, os bispos iniciaram um retiro espiritual

Escrito por Letícia Dias

22 ABR 2023 - 08H23 (Atualizada em 22 ABR 2023 - 12H03)

Gustavo Cabral/A12
Neste sábado (22) o episcopado brasileiro destinou o período da manhã da 60ª Assembleia Geral da CNBB a uma apresentação da Comissão Especial de Comunhão e Partilha, acerca do projeto de arrecadação e distribuição de recursos destinados a formação de seminaristas das dioceses mais pobres do país.  Leia MaisVocê sabe quantos bispos o Brasil tem? Papa Francisco nomeia novos bispos para o Brasil


No ano passado, foram investidos mais de 273 mil reais a cada mês para atender cerca de 291 seminaristas de 35 dioceses.  

Em entrevista ao A12, o Monsenhor José Vicente Pinto, bispo eleito em 29 de março deste ano, para a Diocese de Salgueiro no Estado de Pernambuco expressou a sua percepção sobre o assunto:

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12


"Hoje vivenciamos esta manhã na Assembleia Geral dos Bispos com muita alegria, pelos dados que foram apresentados à respeito das vocações, dessa solidariedade prestada entre os vários bispos e dioceses que ajudam na formação de tantos seminaristas, futuros padres", disse. 

Ainda durante a manhã, os bispos trataram sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que será realizada em Lisboal, Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto. Neste evento, está prevista a participação de 200 mil jovens de diversos países.

Além dos temas acima, ocorreu a apresentação do relatório sobre igrejas perseguidas, da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN), e da mensagem em vídeo do bispo auxiliar de Mai-Du-Guri, na Nigéria, Dom John Bogna Bakeni, região onde há perseguição aos cristãos.

Retiro dos bispos

A partir das 11h deste sábado (22) até o domingo (23), às 12h30, os bispos estarão em retiro, que será conduzido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. O tema proposto para a reflexão é “O amor de Deus". Um momento de introspeção, oração e silêncio.

Nesse sentido, Monsenhor José Vicente falou ao A12 acerca da expectativa dos bispos para o retiro.

"A gente espera que este retiro seja um momento de encontro pessoal com Deus para que essa meditação faça com que o nosso interior seja reabastecido pela força do Espírito, ou seja, se renove a partir de dentro. E possa transparecer para os demais as alegrias de quem segue o Evangelho".


Santa Missa

Os bispos participarão da Santa Missa às 18h30, no Santuário Nacional de Aparecida. Neste sábado (22) a Celebração Eucarística, com a oração das vésperas, será dedicada à Igreja Sinodal e presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.

Amanhã (23) a Santa Missa, também com a oração das vésperas, será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro; e marcará a conclusão do retiro dos bispos.

Acompanhe pela Rede Aparecida de Comunicação e pelo Aparecida Ao Vivo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...