Notícias

CNBB se organiza para Congresso Eucarístico Internacional

Católicos de todo o mundo refletirão sobre a Eucaristia e o seu impacto global pelas Missas e a fraternidade

Escrito por Redação A12

27 OUT 2022 - 16H04 (Atualizada em 23 AGO 2024 - 12H40)

Vatican Media

Falta menos de um mês para a 53ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, realizado em Quito, capital do Equador, um grande momento para aprofundarmos no mistério de Jesus, Pão Vivo descido do Céu.

Leia MaisCongresso Eucarístico dos EUA: “Jesus não se cansará de vir até nós”O que é um Congresso Eucarístico?Para o encontro, realizado entre 8 e 15 de setembro deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou o bispo de São João da Boa Vista (SP), Dom Eugênio Barbosa Martins, como o delegado representante do país.

O congresso também vai receber leigos, religiosos, pessoas consagradas e sacerdotes.

A programação contará com depoimentos, oficinas e debates, e também celebração da Eucaristia em igrejas patrimoniais do Centro Histórico de Quito. Um momento muito especial é aguardado para a abertura do evento no dia 8, quando 1500 crianças receberão o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez.

O evento que é realizado a cada quatro anos e é considerado o maior evento da Igreja Católica, no mundo, deve receber delegações de bispos, religiosos, fiéis e leigos de vários países. De acordo com o Papa Francisco, esse grande encontro vai manifestar “a fecundidade da Eucaristia para a evangelização e a renovação da fé no continente latino-americano”.

Diocese de São João da Boa Vista
Diocese de São João da Boa Vista
Dom Eugênio Barbosa representará o Brasil no Congresso Eucarístico Internacional


Pela Eucaristia somos irmãos

O Congresso tem como tema “Fraternidade para curar o mundo”, que irá tratar sobre a Eucaristia e vivê-la como lugar de fraternidade capaz de curar o planeta. No texto-base preparado para auxiliar as reflexões que antecedem o encontro, é apresentada a ideia que a fraternidade humana não seja somente um sonho, mas que encontre uma maneira de se concretizar a partir da celebração eucarística.

O dom pascal do Senhor Ressuscitado, que está no coração de cada Missa e do culto eucarístico da qual adquire o seu significado, ao mesmo tempo que sara as nossas feridas, ajuda-nos a cuidar de cada irmão e irmã”, disse Dom Alfredo José Espinoza Mateus, arcebispo de Quito e primaz do Equador.

Organização divulga a programação do Congresso

No domingo, 8 de setembro, será celebrada uma Missa Solene que abre o evento na Esplanada do Parque Bicentenário. Na celebração, 1600 crianças da Arquidiocese de Quito receberão a Primeira Comunhão, símbolo do início de uma semana repleta de espiritualidade e comunidade.

Na segunda-feira, 9 de setembro, o Congresso abrirá com uma série de apresentações sobre as feridas que afetam a humanidade, desde conflitos armados até crises ambientais.

O terceiro dia do encontro terá a presença da Irmã Daniela Cannavina, secretária-geral da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR), entre outros, compartilhará testemunhos inspiradores de figuras emblemáticas da fé que viveram e promoveram esta redenção.

Palestras sobre a transfiguração do mundo por meio da Eucaristia, a fraternidade exigida pelo Sagrado Coração de Jesus, sinodalidade, o Corpo de Cristo que louva e encoraja a fraternidade entre os filhos de Deus serão ministradas.

Arquidiocese de Quito
Arquidiocese de Quito


Encerramento do encontro

No dia 14 de setembro, após a Missa será realizada uma procissão eucarística que percorrerá as ruas do centro histórico de Quito, decoradas com tapetes florais, e terminará na Basílica do Voto Nacional, onde terá lugar a bênção com o Santíssimo Sacramento. E em 15 de setembro, será celebrada a Statio Orbis, Missa que marcará o encerramento do Congresso e na qual será anunciado o local do próximo evento, que será realizado em quatro anos.


Por que o encontro será realizado no Equador?

A Arquidiocese de Quito foi escolhida para sediar este Congresso por ocasião do 150º aniversário da Consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus, em 25 de março de 1874. Na cidade, em 1886, já se tinha realizado o primeiro Congresso Eucarístico Nacional.

Wikipedia
Wikipedia


O texto-base utiliza a imagem da tenda, também presente nas reflexões do Sínodo sobre a Sinodalidade, para abordar a acolhida aos participantes e a proposta reconciliadora e curativa a partir da Eucaristia.

Cristo é o pão de Deus que nos irmana e nos reconcilia para que quem caminha conosco deixe de ser um estranho no caminho, mas seja reconhecido como próximo e companheiro de viagem. E desde a tenda da Eucaristia, da oferta da vida para que outros tenham vida, do perdão aos verdugos, precisamente, onde se consuma a sua violência, a presença do Senhor gera comunidades cristãs onde se aprende sempre de novo a promover o diálogo, a reconciliação e a paz, o caminho para curar este mundo ferido pelo ódio, a inimizade e o egoísmo”.

Simpósio Teológico

Antes do início do Congresso, acontece o simpósio, voltado a teólogos e acadêmicos especializados em teologia sacramental e teologia pastoral, formadores de seminários ou casas de formação, bem como a pessoas interessadas no estudo da Eucaristia e na relação da fé cristã com a realidade social.

Os participantes terão conteúdos para refletir a relação entre Eucaristia e Fraternidade no contexto de um mundo ferido e procurará aprofundar o documento base do Congresso, e contribuir para que a Igreja desenvolva a Teologia Eucarística, para assim construir uma fraternidade universal.


Padre Camilo esclarece uma dúvida sobre a Eucaristia durante a Missa


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...