Notícias

77 padres são ordenados num único fim de semana no México

Três cerimônias tiveram que ser realizadas para as ordenações, que dão esperança para que mais vocacionados possam atender ao chamado de Deus

Escrito por Alberto Andrade

08 JUN 2022 - 11H08 (Atualizada em 08 JUN 2022 - 11H51)

Arquidiocese de Guadalajara - Facebook

De acordo com os dados do Anuário Pontifício 2022 do Escritório Central de Estatística da Igreja, no final de 2020, existiam em todas as Dioceses e Congregações do mundo católico 410.219 sacerdotes, com diminuição de 4.117 em relação ao ano anterior.

Leia Mais"Presbíteros Sinodais": obra reforça ardor missionário do SacerdotePapa nomeia sacerdote brasileiro como Cônego da Basílica de São PedroMesmo com esses números, a esperança em novas vocações para a vida religiosa continua firme e forte! Um exemplo disso é que no México, país com quase 100 milhões de católicos em sua população, nos dias 3, 4 e 5 de junho, a Arquidiocese de Guadalajara ordenou 77 novos Sacerdotes.

Pelo número de novos ordenados, familiares e celebrantes, as cerimônias foram divididas em três dias no Santuário dos Santos Mártires Mexicanos. Na sexta-feira foram ordenados sete diáconos, no sábado 33, e no domingo outros 37.

Em sua homilia, o Arcebispo de Guadalajara, o Cardeal Francisco Robles Ortega refletiu sobre a Solenidade de Pentecostes, mencionando os sinais desta ocasião: o vento, que simboliza a força do Espírito Santo, o fogo, que nos lembra da presença de Deus entre nós e sua sensibilidade e as línguas, que apesar de plurais, transmitem a mesma mensagem: do povo de Deus ser uma só comunidade. Santo Espírito esse que fortalece a missão dos quase oitenta novos servidores ordenados.

“O Espírito Santo que eles receberam dá origem a muitos serviços, diversos carismas, para o bem da comunidade, que devem ser promovidos e cuidados, especialmente o dom do sacerdócio ministerial”, acrescentou o Bispo.

Arquidiocese de Guadalajara - Facebook
Arquidiocese de Guadalajara - Facebook
77 padres foram ordenados em três dias em Guadalajara


O Arcebispo também destacou que o Sacerdote não é um anjo, não é um ser superior, não pertence a uma classe especial ou privilegiada, mas é um homem escolhido por Deus, tomado entre os homens para servi-los. 
Depois da homilia, como é típico destas cerimônias, cada novo padre cumpriu a promessa de obediência ao Bispo, e depois se prostraram aos pés do altar enquanto se ouviam as ladainhas aos Santos mexicanos.

Após um momento de oração pelos novos Sacerdotes, aconteceu a imposição das mãos e de suas vestes, onde receberam a estola e a casula. Mais tarde, foram ungidos com o óleo do Crisma nas palmas das mãos. Por fim, foi entregue a cada um a patena e o cálice, objetos litúrgicos essenciais para a celebração da Santa Missa, encerrando com uma saudação de Paz do Arcebispo Robles.

Para o vice-reitor do Seminário de Guadalajara Padre Juan Carlos Lupércio Gomez, mesmo em meio às adversidades, Jesus continua a chamar homens para espalhar sua Palavra por todo mundo.

"E Deus continua chamando, sua voz é forte e ainda há corações de jovens que estão dispostos a continuar ouvindo seus batimentos cardíacos", disse.

.:: Dom Jaime Spengler fala da coragem em assumir a vocação sacerdotal

Fonte: Info Vaticana / Arquidiocese Guadalajara

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...