No dia 17 de setembro, a Família Franciscana celebra em todo o mundo a festa da impressão das Chagas, chamada de Estigmas de São Francisco de Assis.
Leia MaisO Jubileu e a Porta SantaAs chagas que ele portou durante os últimos dois anos de sua vida revelam mais do que uma experiência única no encontro com o Crucificado, mais uma identificação de quem, em sua vida, buscou assemelhar-se em tudo ao Cristo pobre e humilde da Cruz.
“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos”, diz a introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas.
Neste importante mês para a Família Franciscana, a Província São Maximiliano Maria Kolbe celebra o Jubileu de 50 anos da Fraternidade Provincial, um grande testemunho da dedicação e do árduo trabalho de tantos que contribuíram para a missão, desde a chegada do Frei Agostinho Stefan ao país, em 1974.
Presentes nos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Paraíba, a Província tem 81 religiosos professos solenes, entre bispos, presbíteros, diáconos e irmãos. Além disso, os franciscanos cuidam de 20 santuários e paróquias espalhados por essas regiões.
Ao Portal A12, o Frei Flávio Freitas, reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF), fala da graça em celebrar o aniversário da província no Brasil.
“Celebrar os 800 anos e os estigmas de São Francisco é recordar todo o amor, toda entrega e doação de São Francisco de Assis, que perpassa esses 800 anos, e o amor ao Senhor que foi presente nas marcas da Paixão no corpo de São Francisco. Os estigmas revelam externamente toda entrega, todo amor de São Francisco, mas também dos franciscanos a nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que é o centro da nossa vida, é nosso Senhor. Ao mesmo tempo, celebrar 50 anos da província. Nós estamos aqui, viemos numa comunidade conventual, junto com os leigos. A festa dos 50 anos será no dia 16 de outubro, mas nós antecipamos para poder peregrinar”.
Nesta terça-feira (17) às 18h, será celebrada no Altar Central do Santuário de Aparecida a Santa Missa em ação de graças aos 50 anos da Província. Frei Flávio também falou da alegria em estar na Casa da Mãe, pedindo a intercessão de Maria para a Província.
“Historicamente, os franciscanos foram defensores do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Todos os santos franciscanos tiveram essa marca da devoção à Nossa Senhora. O santo da nossa ordem, São Maximiliano Maria Kolbe, foi um grande devoto de Nossa Senhora. Foi ele que iniciou o movimento da Milícia da Imaculada, em 1917. Vir aqui em Aparecida é fazer parte dessa marca, é fazer parte desses grandes devotos de Nossa Senhora, que vêm como peregrinos em sinal de gratidão a Deus por esses 50 anos da nossa missão.”
Franciscanos participaram do programa Bênção da Manhã e falaram mais sobre os 800 anos dos estigmas
Jubileu de Esperança: Seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
15 anos do A12: devoção, formação e informação!
Neste ano de 2025 o A12 comemora 15 anos de trabalho e comprometimento com você que consome os nossos produtos.
Primeira intenção do Papa para 2025 é pelo direito à educação
Papa Francisco pede orações e ações pelo direito à educação dos migrantes e refugiados no primeiro mês do Ano Santo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.