No dia 17 de setembro, a Família Franciscana celebra em todo o mundo a festa da impressão das Chagas, chamada de Estigmas de São Francisco de Assis.
Leia MaisO Jubileu e a Porta SantaAs chagas que ele portou durante os últimos dois anos de sua vida revelam mais do que uma experiência única no encontro com o Crucificado, mais uma identificação de quem, em sua vida, buscou assemelhar-se em tudo ao Cristo pobre e humilde da Cruz.
“O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. Quando, em 1224, Francisco se abismava em profunda contemplação no Monte Alverne, por um admirável e estupendo prodígio, o Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as chagas de sua paixão. O Papa Bento XI concedeu à Ordem dos Frades Menores que todos os anos, neste dia, celebrasse, no grau de festa, a memória de tão memorável prodígio, comprovado pelos mais fidedignos testemunhos”, diz a introdução litúrgica da Missa e Liturgia das Horas.
Neste importante mês para a Família Franciscana, a Província São Maximiliano Maria Kolbe celebra o Jubileu de 50 anos da Fraternidade Provincial, um grande testemunho da dedicação e do árduo trabalho de tantos que contribuíram para a missão, desde a chegada do Frei Agostinho Stefan ao país, em 1974.
Presentes nos estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Paraíba, a Província tem 81 religiosos professos solenes, entre bispos, presbíteros, diáconos e irmãos. Além disso, os franciscanos cuidam de 20 santuários e paróquias espalhados por essas regiões.
Ao Portal A12, o Frei Flávio Freitas, reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF), fala da graça em celebrar o aniversário da província no Brasil.
“Celebrar os 800 anos e os estigmas de São Francisco é recordar todo o amor, toda entrega e doação de São Francisco de Assis, que perpassa esses 800 anos, e o amor ao Senhor que foi presente nas marcas da Paixão no corpo de São Francisco. Os estigmas revelam externamente toda entrega, todo amor de São Francisco, mas também dos franciscanos a nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que é o centro da nossa vida, é nosso Senhor. Ao mesmo tempo, celebrar 50 anos da província. Nós estamos aqui, viemos numa comunidade conventual, junto com os leigos. A festa dos 50 anos será no dia 16 de outubro, mas nós antecipamos para poder peregrinar”.
Nesta terça-feira (17) às 18h, será celebrada no Altar Central do Santuário de Aparecida a Santa Missa em ação de graças aos 50 anos da Província. Frei Flávio também falou da alegria em estar na Casa da Mãe, pedindo a intercessão de Maria para a Província.
“Historicamente, os franciscanos foram defensores do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Todos os santos franciscanos tiveram essa marca da devoção à Nossa Senhora. O santo da nossa ordem, São Maximiliano Maria Kolbe, foi um grande devoto de Nossa Senhora. Foi ele que iniciou o movimento da Milícia da Imaculada, em 1917. Vir aqui em Aparecida é fazer parte dessa marca, é fazer parte desses grandes devotos de Nossa Senhora, que vêm como peregrinos em sinal de gratidão a Deus por esses 50 anos da nossa missão.”
Franciscanos participaram do programa Bênção da Manhã e falaram mais sobre os 800 anos dos estigmas
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.