Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê. |
Em um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando se tinha oferecido como refém pela paz em Iperoig, São José de Anchieta compôs, em latim, um longo poema dedicado à Virgem Maria Mãe de Deus.
Com cerca de 5.785 estrofes, este poema mostra a devoção deste que é considerado o primeiro “mariólogo” do Brasil. Muitos se perguntam como o poeta poderia ter memorizado tantos versos para, só após ser resgatado do cativeiro, colocá-los integralmente no papel. É algo realmente sobrenatural.
“Na beleza de seus versos, introduz-nos em uma segura e salutar devoção mariana, cujo único objetivo é conduzir-nos à intimidade com Cristo encarnado, morto e ressuscitado. Convido, pois, os leitores desta belíssima obra a saborear não somente seus aspectos literários e históricos, mas principalmente sua riqueza e profundidade espirituais”, diz Pe. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus na contracapa do livro “Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus”, da Editora Santuário.
No livro, há um trecho em que Pe. Pero Rodrigues, superior provincial de Anchieta, poucos anos após a morte do santo, afirmou o contexto do poema:
“Para o irmão José compor a vida de Nossa Senhora em verso, teve esta ocasião. Tanto que se viu metido naquele cativeiro, ainda que voluntário, antevendo os perigos que o haviam de cercar, tomou por veladora à Virgem Mãe de Deus, de quem era muito devoto, e prometeu de lhe compor sua vida, para que o livrasse no corpo e alma de todo o perigo de pecado, que quanto aos perigos da vida corporal bem pouco os temia, quem pedia a Deus lhe fizesse a mercê que acabasse ali a vida com tormentos por seu amor.”
Conheça um trecho do livro, lido por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.:
O conteúdo acima chamou a atenção de Padre Bruno Franguelli, que fez seu comentário sobre o quanto é grato em ter participado da organização junto à Editora Santuário.
Em entrevista ao A12 o padre, que também é jesuíta e faz doutorado na Universidade Gregoriana, contou sua experiência e enviou a foto da entrega do livro ao Papa Francisco.
Escute seu relato:
:: Trechos que tocam a alma: “Toda a Verdade sobre Fátima: a história, os segredos, a consagração”
Fonte: Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.