Notícias

Academia Marial dá início ao 3º Congresso Bíblico de Aparecida

O encontro acontece até o dia 9 de novembro

Escrito por Laís Silva

06 NOV 2024 - 20H28 (Atualizada em 07 NOV 2024 - 08H11)

Thiago Leon

Nesta quarta-feira (06), a Academia Marial de Aparecida (AMA) realizou a cerimônia de abertura do III Congresso Bíblico de Aparecida, realizado em parceria com o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). O congresso acontece até o dia 9 de novembro, e nesta edição reflete o tema: “Nós somos o Templo do Deus vivo” (2Cor 6,16b).

Durante esses quatro dias, os participantes são convidados a vivenciar o conhecimento e aprofundamento das sagradas escrituras, de forma presencial, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, ou de forma virtual.

Para compor a mesa, foram convidados: o arcebispo de Aparecida e chanceler da Academia Marial, Dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário Nacional e presidente da AMA, pe. Eduardo Catalfo; o Missionário Redentorista e diretor da Academia Marial, pe. Rosivaldo Motta; o diretor emérito da AMA, pe. Ulysses da Silva (C.Ss.R.), além do prof. Dr. Felipe Koller e professor Wellington Bastos, representante do Itesp.

Iniciando sua fala na cerimônia de abertura, pe. Eduardo Catalfo fez uma breve reflexão sobre o tema escolhido para o congresso.

“Eu já vi na programação que alguns termos relacionados a essa ideia de templos de Deus serão bem desenvolvidos ao longo do nosso congresso, entre eles os termos: templo, santuário, morada e tenda. Eu gostaria de chamar a atenção de vocês para o termo tenda que aparece logo no início da Bíblia no livro de Gênesis”.

O reitor lembrou do modelo de fé de Abraão, saiu do conforto da casa paterna em busca de uma promessa de Deus e, na hora mais quente do dia, quando estava sentado na tenda, recebeu a visita de três homens, três anjos, representação da Trindade, nesse encontro de fé. E completou:

“A Fachada Sul do Santuário, sobre a qual a gente vai se debruçar também, fala de outra tenda, não de uma tenda à sombra do carvalho de mambré, mas da humanidade, do verbo que se fez carne e montou sua tenda entre nós. Que nós possamos viver esses dias de estudo como graça, como conhecimento da Sagrada Escritura, conhecimento de Deus”.

Na oportunidade, Dom Orlando iniciou sua fala com alegria em ver rostos antigos e novos neste congresso, destacou e parabenizou a presença de um grande número de leigos e leigas, afirmando que são eles que “carregam a Igreja no coração, nos pés e nos ombros”, e enfatizou a importância de alargar a tenda”.

“Desejo a todos vocês, irmãos e irmãs, o maior proveito possível desse nosso congresso e quero também dizer que o Papa Francisco nos incentiva muito a conhecermos e a sermos o quinto Evangelho, isso que é mais importante, é quem pratica a Palavra. Estamos aqui não só para estudar, estamos aqui como peregrinos e peregrinas, haverá muitas celebrações, então com o conhecimento intelectual e também com a nossa Encíclica do Papa “que nos amou”, é uma encíclica belíssima para que a Palavra de Deus também habite em nosso coração”.

Ele ainda questionou os participantes: “O que você vai fazer com esse curso bíblico?”

Em seguida, explicou que é preciso fazer o conhecimento chegar para todos, é missão de todo o cristão levar a Palavra de Deus para todos.

“É uma graça a gente conhecer, mas a maior graça é chegar até o Povo de Deus o que a gente aprendeu”.

Em seguida, o professor Felipe Koller iniciou o tema do Congresso com uma breve reflexão e análise, marcando o ponto de partida para os próximos dias.

Confira a galeria de fotos da cerimônia de abertura:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...