Notícias

Aparecida recebe Assembleia de Igrejas Particulares paulistas da CNBB

Reunião das diversas Dioceses do Estado começa nesta sexta-feira (14) e termina no domingo (16)

Escrito por Alberto Andrade

14 OUT 2022 - 09H39 (Atualizada em 14 OUT 2022 - 11H51)

Rian Torres - A12

O Santuário Nacional de Aparecida recebe mais uma vez um encontro do episcopado brasileiro, ao sediar a 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema central “Comunidades Eclesiais Missionárias numa Igreja Sinodal”.

Leia MaisPapa recebe segundo grupo de Bispos paulistas em RomaA reunião, que terá início na tarde desta sexta-feira (14) e encerra no domingo (16), será realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e terá a participação dos arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, e três agentes de pastoral designados pelas dioceses do Regional Sul 1 que representam a vida eclesial das seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado de São Paulo.

Cada bispo, como vigário de Cristo, tem o encargo pastoral da Igreja particular que lhe foi confiada, mas ao mesmo tempo ele, colegialmente, com todos os seus irmãos no episcopado, deve ter solicitude por todas as Igrejas:

‘Se cada Bispo só é pastor propriamente dito da porção do rebanho que lhe foi confiada, sua qualidade de legítimo sucessor dos apóstolos por instituição divina o toma solidariamente responsável pela missão apostólica da Igreja, diz o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1560 sobre a relevância das Igrejas Particulares, ou seja, das Dioceses, Arquidioceses, paróquias e comunidades eclesiais espalhadas pelo mundo.

CNBB
CNBB


Aplicar ideias refletidas no encontro para a evangelização

Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo diocesano de Mogi das Cruzes, explica que a finalidade do encontro é, segundo o Estatuto do Conselho Episcopal, “contribuir para a reflexão sobre a vida da Igreja, possibilitar promover trocas de experiências entre as dioceses e avaliar a aplicação das diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Para o presidente do Regional Sul 1, em sintonia com a CNBB nacional, na reunião vão acontecer momentos de escuta e de encaminhamentos pastorais

“A Assembleia é onde se ouve, se faz análise da conjuntura, apresenta o tema central, comunicados das pastorais, dos organismos e, é claro, sempre pode-se propor pistas comuns de ação em vista da pastoral orgânica em nosso regional”.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media

Em Aparecida, os bispos paulistas se reúnem depois de estarem com o Papa Francisco divididos em dois grupos, durante a Visita Ad Limina Apostolorum, que aconteceu de 19 a 30 de setembro, em Roma, na Itália.

“A realização da Assembleia das Igrejas Particulares, convocada uma vez por ano pela Presidência do Regional, é a expressão viva da comunhão, da participação e da missão eclesial no Estado de São Paulo”, ressalta o Pe. Thiago Faccini Paro, secretário-executivo do Regional.

CNBB organiza especial junto a TV Aparecida sobre as eleições


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...