Notícias

Arquidiocese de Aparecida inaugura Ano Jubilar no Santuário

Atividades jubilares incluem peregrinações e Simpósio da Esperança

Escrito por Rhanna Felicio

18 DEZ 2024 - 15H51 (Atualizada em 18 DEZ 2024 - 16H43)

Seminário Bom Jesus

No dia 29 de dezembro, às 18h, o Santuário Nacional de Aparecida dará início ao Jubileu da Esperança com uma missa especial, presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e concelebrada pelos sacerdotes da Arquidiocese.

A celebração começará na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, onde serão realizados os ritos iniciais. De lá, os fiéis caminharão em procissão até a entrada da Basílica. Na porta, a cruz de Cristo será apresentada, recordando que Jesus é nossa verdadeira esperança.

Ao entrar na Basílica, haverá um momento especial de renovação do Batismo. Os fiéis serão aspergidos com água benta, reavivando no coração de todos as promessas feitas no Batismo. Após esse rito, a missa seguirá normalmente, concluindo essa celebração de fé e comunhão.

Segundo o Pe. Paulo Roberto da Silva, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito e Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, a celebração foi organizada com a colaboração de diversas pessoas.

“A pedido de Dom Orlando, nosso Arcebispo, foi organizada uma comissão para pensar o Ano Santo. Contudo, há muita gente envolvida. Uma celebração tão importante é necessária o envolvimento de muitas outras pessoas. Portanto, além dessa comissão, contamos com o apoio do próprio Santuário Nacional, na pessoa do Pe. Catalfo, reitor desse santuário, bem como, de todo o clero de Aparecida e dos colaboradores de nossa Arquidiocese, como o envolvimento do nosso povo, que muito nos ajudam a dinamizar e a articular as atividades.”

Pe. Paulo também destaca que a programação do Ano Jubilar incluirá diversas atividades ao longo de 2025:

“A primeira delas é a própria celebração do dia 29, que torna-se uma grande peregrinação de todo o Povo de Deus. A peregrinação, como já dito, é um dos pontos fortes desse Ano Jubilar, juntamente com o sacramento da reconciliação. Para tanto, estão sendo organizadas algumas peregrinações ao longo do ano não somente para o Santuário Nacional, mas também nas demais igrejas jubilares em nossa Arquidiocese. Estas foram anunciadas no último dia 12 de outubro. Além das peregrinações das paróquias, casas religiosas, novas comunidades, pastorais e movimentos, foram realizadas antes mesmo do dia 29 formações nas paróquias para que preparem o Povo de Deus para este grande dia. Essas formações preparam o nosso povo para melhor viver o Ano Jubilar. No decorrer do Ano Jubilar, contaremos com um Simpósio da Esperança, organizado pela Arquidiocese, com o intuito de estimular e reanimar a esperança em todos nós.”

Com as palavras do Papa Francisco como inspiração, o Padre enfatiza a importância espiritual deste momento:

“A todos os que virão e participarão dessa celebração, como também de toda a programação do Ano Jubilar, um só é o desejo do Papa Francisco: que reanimemos em nossos corações a chama da Esperança. Mesmo diante de tantas dificuldades e realidades de guerra, insegurança e calamidades, somos chamados a olhar a Cristo, como nossa esperança. Afinal, Ele, nossa esperança, nunca nos decepciona. Não estamos sozinhos no barco da vida, estamos em alto-mar, mas o Senhor está em nossa proa, Ele é a nossa segurança e nosso alento. Por isso, somos exortados pelo Papa Francisco a sermos peregrinos de esperança. Homens e mulheres que confiam em Deus e não se deixam abater pelas grandes tribulações. Mas, mesmo quando caímos, sabemos o caminho e a quem podemos recorrer. Que possamos viver esse Ano Jubilar renovando nossa fé e nosso ardor missionário em anunciar com gestos e palavras, Cristo nossa Esperança.”

Para que a celebração conte com ampla participação, o Pe. Paulo Roberto reforça o convite:

“Para que isso aconteça, todas as 19 paróquias que compõem a Arquidiocese de Aparecida foram convidadas a estarem presentes. Também todas as casas religiosas, novas comunidades, pastorais e movimentos são convidados a unir-se a esse grande momento.”

O Jubileu 2025 será uma oportunidade para renovarmos nossa fé e celebrarmos nossa união como Igreja. Que possamos ser “Peregrinos da Esperança”, acolhendo Cristo em nós.

Confira mais sobre os Brasileiros estarão presentes no Jubileu das Comunicações

Fonte: Arquidiocese de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...