Leia MaisNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralVídeo exclusivo mostra os bastidores da 60ª Assembleia Geral dos Bispos A 60ª Assembleia Geral da CNBB chega ao seu último dia de atividades, nesta sexta-feira (28), após reunir 483 bispos, entre ativos e eméritos, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).
Na última coletiva de imprensa, no fim da manhã, na Sala de Coletivas, a nova Presidência da Conferência faz o seu primeiro pronunciamento aos jornalistas.
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), novo presidente da CNBB, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia (GO), novo primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson, arcebispo de Garanhuns (PE), novo segundo vice-presidente da CNBB e Dom Ricardo Hoepers, novo secretário-geral da Conferência falaram por pouco mais de quarenta minutos com a imprensa.
O recém empossado presidente saudou e agradeceu a presença dos jornalistas no local e fez um pequeno resumo daquilo que aconteceu nos dez dias de trabalhos em Aparecida.
“Nós tivemos uma agenda bastante complexa, eu diria, e também as eleições para a presidência, para as comissões, delegados para o CELAM e delegados para o Sínodo. Esse processo exigiu muito de nós”, disse Dom Jaime.
Em resposta ao A12, Dom Jaime falou sobre a proporção daquilo que será continuidade de trabalho para a nova Presidência em relação àquilo que vem como novidade e fôlego novo com a chegada dos demais membros da Presidência para o próximo quadriênio.
“O objetivo é dar continuidade a um trabalho que já vem sendo feito, seja numa dimensão mais interna, de promoção da sinodalidade, de comunhão, participação e missão”, disse.
Dom Jaime foi questionado pelos jornalistas sobre o atual cenário de polarização no país e em como a CNBB pode auxiliar enquanto Igreja. O arcebispo afirmou que é preciso que o episcopado promova um trabalho no seio da Igreja de conciliação e comunhão.
“Nós temos famílias, comunidades e expressões do clero divididas, portanto é um trabalho desafiador e complexo ao mesmo tempo”, respondeu.
No fim, ao ter a palavra final, Dom Jaime falou sobre gratidão e incentivo.
“Instiguem-nos, ajudem-nos para que possamos levar a missão que não é só nossa, mas de todos nós”, disse.
E continuou:
“Para que possamos levar, a bom termo, a missão que não é só nossa, mas é de todos nós. Isso é promover vida, verdade para que, talvez, os filhos e netos da atual geração possam ter um Brasil melhor”, finalizou Dom Jaime.
.:: Assista o primeiro pronunciamento da nova Presidência da CNBB:
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.