Notícias

Bispo impulsiona dioceses a rejeitarem projetos que destroem a Amazônia

Escrito por Letícia Dias

18 JUL 2022 - 16H10 (Atualizada em 19 JUL 2022 - 08H49)

Reprodução/ CNBB

O bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, impulsionou todas as dioceses brasileiras a rejeitarem projetos predatórios e de mineração, por meio de um vídeo divulgado nesta segunda-feira (18).

A iniciativa Propõe não receber fundos ou qualquer tipo de ajuda financeira vindos de organizações, políticos ou empresas que contribuem para a destruição dos modos de vida dos povos do campo, das águas e das florestasLeia Mais'Missão Jovem na Amazônia 2022' acontece neste mêsBispos da Amazônia trabalham por direitos dos povos indígenasCelam apoia relatório sobre violações dos direitos humanos na Amazônia

Apoiam a ação a Comissão de Ecologia Integral e Mineração e a Comissão Episcopal da Amazônia, ambas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a Rede Igrejas e Mineração, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entre muitas outras, que convocam dioceses, paróquias e pessoas a tomarem esta atitude.

Para Dom José Ionilton, esse impulso é uma consequência de todo um caminho que vem sendo feito desde 2018:

Nós fizemos um estudo da ‘Laudato Si e depois do Documento de sua aplicação à realidade da América Latina – ‘Discípulos Missionários Guardiões da Casa Comum’. Em seguida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a constituição de uma comissão para a ecologia integral e para a mineração tem pedido para a gente não fazer parcerias com quem destrói a Amazônia através da mineração”, afirmou no vídeo.

De acordo com o bispo, o Papa Francisco também salienta com frequência os cortes a serem feitos, quando afirma que tudo o que destrói a Amazônia deve ser cortado das nossas relações”.

Decreto

A iniciativa partiu do decreto publicado no dia 05 de maio deste ano, também pelo bispo de Itacoatiara (AM). O documento diz que por tempo indeterminado,nas Paróquias, Comunidades, Pastorais, Organismos, Grupos e Movimentos da Prelazia de Itacoatiara, não receberemos recursos financeiros, em moeda ou outros bens, de políticos, de madeireiras, de empresas de mineração, de exploração de petróleo e gás, que contribuem para o desmatamento e a expulsão de suas terras dos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores”.

Veja o vídeo na íntegra:


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...