Nesta quinta-feira (27), os bispos que participam da Assembleia Geral continuaram suas atividades programadas, como as votações para os presidentes das comissões que ainda não tinham sido votadas.
Na coletiva de imprensa desta tarde, participaram três cardeais: Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF); e Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP). Leia MaisBispos elegem presidentes para Comissões Episcopais
Quem iniciou com a palavra na coletiva foi o Cardeal Orani João Tempesta, que leu a carta do episcopado brasileiro ao Papa Francisco, resgatando todos os assuntos tratados na 60ª Assembleia Geral da CNBB e mencionando a caminhada da CNBB em Sinodalidade com os pedidos do Santo Padre.
“Asseguramos nossas constantes orações em sua intenção, principalmente por sua saúde. Estamos solidários com os seus constantes apelos pela paz mundial grandemente ameaçada, sobre tudo, neste último ano. E também com seu empenho da reconciliação dos países em conflito. Pedimos suas orações pelo êxito de nossos trabalhos pra que sejamos a serviço da Igreja no Brasil fieis a cristo em unidade com o pastoreio de vossa santidade”.
O Cardeal Paulo Cezar Costa, também presente na coletiva, falou sobre a carta destinada ao Dicastério para os Bispos. Desta vez, os bispos escrever duas cartas.
A primeira foi em referência aos trabalhos realizados pelo Cardeal Marc Quellet, que era prefeito da antiga Congregação para os Bispos e deixou o cargo recentemente. E a segunda foi dirigida ao atual prefeito do Dicastério para os Bispos, Dom Robert Prévost, que assumiu o cargo em 12 de abril de 2023, parabenizando e demonstrando apoio a sua nova missão.
Por último, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, leu a carta do episcopado ao povo brasileiro, no documento os bispos falam com alegria sobre as ações realizadas na 60ª Assembleia Geral, realizada diante da intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
No documento o episcopado apresenta a preocupação diante diversos problemas sociais que existem no Brasil e alertam sobre o compromisso que cada um tem de fazer a sua parte diante de todos esses problemas.
Com a proximidade do dia do trabalhador, os bispos também lembram sobre o direito de trabalho de cada pessoa, mas principalmente pelo direito de uma qualidade de trabalho, lembrando também os casos de trabalho análogo a escravidão, existentes no país.
Entre tantas causas e mencionadas, também foi falado sobre a vida dos povos indígenas e principalmente da cultura da insensibilidade que conduz ações extremas.
Dom Odilo também falou sobre como cada cristão a partir de sua fé pode ajudar no combate a todas essas situações encontradas.
‘"Cada um no seu pedaço, na sua competência própria como na família, no seu trabalho, na sua profissão, na sua responsabilidade social, pública, onde está. Ali pode fazer sua parte naturalmente com a consciência clara daquilo que é coerente e de corrente da sua fé”.
Nesta quinta-feira, às 18h30, a Missa com Vésperas será dedicada à posse da nova presidência eleita da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para quadriênio 2023-2027.
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
CNBB divulga mensagem de Natal clamando pela Esperança
Cardeal Jaime Spengler, Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e Dom Ricardo Hoepers assinaram a mensagem pedindo por mais esperança em nosso país.
Dom Antônio de Assis Ribeiro é o novo bispo de Macapá
Dom Antônio de Assis Ribeiro é nomeado bispo de Macapá, sucedendo dom Pedro Conti. Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo emérito.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.