Notícias

Bispos mobilizam ajuda para vítimas das enchentes em Minas Gerais

Saiba como ajudar com doações as dioceses da região atingidas

Escrito por Redação A12

16 JAN 2025 - 11H45

Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

As enchentes que atingiram Minas Gerais no último domingo (12) deixaram um rastro de destruição e sofrimento para a população mineira. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na última terça-feira (14), são 25 mortos e 3 mil pessoas desabrigadas em cerca de 58 cidades do estado, que estão em situação de anormalidade.

A situação está complicada especialmente em Espinosa e no distrito de Paciência, em Porteirinha, no norte do estado. Em resposta, bispos da região se uniram em um apelo à oração e à solidariedade.

O bispo de Janaúba, dom Roberto José da Silva, pediu aos fiéis que rezem e contribuam com doações. “A diocese está mobilizando todas as paróquias para coletar bens essenciais e enviar às localidades afetadas”, afirmou. Entre os itens mais necessários estão água potável, produtos de higiene, roupas de cama, alimentos não perecíveis e colchões.

O arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, expressou pesar pelas notícias das enchentes e destacou a importância da ajuda concreta.

“A arquidiocese manifesta solidariedade aos atingidos e se une às tantas pessoas de boa vontade que levam conforto e esperança às famílias que sofrem neste momento”, escreveu.

Ajuda nas comunidades

O impacto das enchentes foi devastador. Segundo a Arquidiocese de Montes Claros, mais de 260 famílias ficaram desalojadas em Espinosa, e cerca de mil pessoas precisaram deixar suas casas após o transbordamento dos rios. Felizmente, não houve registros de vítimas fatais no distrito de Paciência, mas os danos materiais foram significativos.

Padres das regiões afetadas também estão atuando ativamente para acolher os desabrigados. Em Espinosa, o centro social da Paróquia São Sebastião tornou-se um ponto de apoio.

“Temos somado esforços para amenizar os impactos. Agradecemos a generosidade de todos, mas ainda precisamos de ajuda”, disse o pároco, padre Rogério de Jesus.

A Paróquia do Espírito Santo também disponibilizou suas estruturas para acolhimento. Segundo o pároco, padre Genivaldo Matos, doações de água mineral, alimentos não-perecíveis e materiais de higiene pessoal são fundamentais e podem ser entregues nas igrejas e secretarias paroquiais de Espinosa.

A força da comunidade e a fé são fundamentais neste momento de crise. Dom José Carlos reforçou a importância da oração e da partilha:

“Pedimos ao Bom Deus que fortaleça aqueles que, movidos pela solidariedade, partilham seus dons, seu tempo e seus bens”. Ele ainda suplicou as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para manter viva a esperança.

Serviço

A Arquidiocese de Montes Claros e a Diocese Janaúba (MG) pedem ajuda por meio das redes sociais. Saiba como ajudar:

:: Como a fé inspira ajuda em tempos de desastres naturais

Fonte: ACI Digital/Diocese de Montes Claros/Diocese de Janaúba/G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...