O Brasil foi escolhido para sediar o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), em 2029. O anúncio foi feito no encerramento da sexta edição do evento continental, realizado na diocese de Ponte, em Porto Rico, de 19 a 24 de novembro. Mais de 1.200 missionários de toda a América participaram do encontro, e a comitiva brasileira celebrou com entusiasmo a notícia de que o país será o próximo anfitrião.
Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Congresso Americano Missionário reúne mais de 35 países das Américas, em parceria com as Conferências Episcopais. A responsabilidade de organizar o CAM7 agora recai sobre a Igreja no Brasil, que dará continuidade ao processo de preparação e mobilização para o evento.
A diocese que sediará o Congresso ainda será escolhida. Segundo as POM, a partir do anúncio, as dioceses brasileiras poderão apresentar suas candidaturas para acolher o evento. Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, destacou que a decisão será tomada em “espírito sinodal”.
Os bispos da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB falaram sobre o anúncio do Brasil como sede do 7º Congresso Americano Missionário:
A diretora nacional das POM no Brasil, irmã Regina da Costa Pedro, destacou a tarefa de acolher o congresso, destacando a caminhada missionária da Igreja de toda a América.
“Essa notícia muito nos alegra. Os diretores das Pontifícias Obras Missionárias das Américas já estavam manifestando este desejo há algum tempo, pois o último congresso que foi realizado no Brasil aconteceu em 1995. Mas também há que se destacar a importância do Brasil como país católico missionário dentro das Américas. Este desejo enche nosso coração de alegria, pois mostra a confiança que se tem na Igreja no Brasil, mas também o Brasil se mostra como uma força nesta caminhada missionária na América”.
A diretora refletiu ainda sobre o caminho percorrido pela Igreja no Brasil, destacando as conquistas e reconhecendo que ainda há muito a ser feito. Irmã Regina enfatizou que acolher o Congresso é uma confirmação dos esforços realizados no Congresso Missionário Nacional de 2023, evidenciando a necessidade de expandir a atuação da Igreja local até os confins do mundo.
“Tenho o coração ardente, percebo que os pés têm que se colocar a caminho, pois vai ser um percurso muito bonito, de muito trabalho, mas também na qual com certeza vamos contar com a colaboração de tantas forças missionárias na Igreja do Brasil e de toda a América”.
De acordo com Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária da CNBB, a candidatura para sediar o CAM7 no Brasil já indicava um caminho sinodal de preparação.
“A carta enviada, no dia 23 de setembro 2024, pela presidência da CNBB para a coordenação do CAM6 enfatizou que os 19 bispos referenciais da ação missionária dos dezenove regionais da CNBB, juntamente com a comissão episcopal missionária, as Pontifícias Obras Missionárias e os organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional, são favoráveis em acolher o próximo CAM7 em uma das 280 Igrejas locais do país. Estamos aprendendo a caminhar juntos, em comunhão, a serviço da mesma missão. O último sínodo nos indicou que a sinodalidade impulsiona a missão”.
Confira como foi o anúncio:
Fonte: CNBB
A relação entre o Estado laico e os símbolos religiosos
O missionário redentorista nos detalha sobre a decisão da Suprema Corte Brasileira em manter crucifixos e imagens em locais públicos
O que a Bíblia nos ensina sobre o pecado e a misericórdia?
Entenda que em várias passagens, Deus quer salvar a todos de nossas falhas
Oração a Nossa Senhora das Graças
Conheça a oração a Nossa Senhora das Graças, um convite à fé e à confiança em Maria, que derrama bênçãos sobre seus devotos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.