Notícias

Camila Morais conta ao A12 os bastidores da tragédia no Rio Grande do Sul

Jornalismo da TV Aparecida foram até o Rio Grande do Sul mostrar a destruição causada pelas enchentes de abril pelo "Desafios da Igreja"

Escrito por Beatriz Nery

28 JUN 2024 - 16H30 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 17H06)

TV Aparecida

Dois meses depois da tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul, a TV Aparecida exibe a série documental “Desafios da Igreja — Rio Grande do Sul”. No dia 27 de abril, uma chuva que se estendeu por dias se tornou o maior desastre que afetou o estado do Rio Grande do Sul. Hoje, como informa a Defesa Civil, são cerca de 471 cidades atingidas, 170 pessoas morreram e 600 mil desabrigados.

A repórter Camila Morais esteve pessoalmente em algumas das áreas mais atingidas e contou ao A12 os bastidores da série, em como foi presenciar um dos momentos mais desoladores da história brasileira e como a Igreja se organizava entre a população desabrigada.

Assista seu relato:


Leia MaisTV Aparecida exibe série "Desafios da Igreja" sobre a tragédia do Rio Grande do Sul“Desafios da Igreja” procura expor como a Igreja atua em diversas frentes com a população e em momentos decisivos, como no Rio Grande do Sul.

Camila nos conta como o trabalho da Igreja foi essencial para a população atingida:

“A Igreja, além de ajudar nas questões físicas, sendo abrigo, se transformando em hospital de campanha, oferecendo alimentos, se tornou o ponto central para que as pessoas naquela situação não perdessem a fé e nem a esperança. Quando você vê que aquelas pessoas perderam tudo, o nosso instinto é perder a fé, a esperança, questionar Deus por que aquilo está acontecendo, por que tanto sofrimento, por que perder tudo? E a missão da Igreja foi justamente ser o norte para que elas tivessem vontade e iniciativa de recomeçarem e limparem suas casas, voltarem e construírem novamente aquilo que elas perderam”.

E seu apelo é para que, mesmo após dois meses da tragédia, não se perca a solidariedade para um povo que ainda necessita de ajuda e orações:

“Deu um sentimento de muita tristeza olhando para tudo. É claro que a gente se sente solidário, vimos como o Brasil abraçou de fato o Rio Grande do Sul, mas, ao mesmo tempo, sentimos muita preocupação porque no ápice da enchente todo mundo falava do Rio Grande do Sul, todo mundo mostrava o rio subindo, todo mundo mostrava as casas alagadas, mas depois de dois meses, quem está falando do Rio Grande do Sul hoje? Quem está mostrando o Rio Grande do Sul e aquelas famílias que foram afetadas e muitas que nem retornaram para suas casas e ainda estão nos abrigos? Então ao mesmo tempo que a gente sentiu muita tristeza a gente sentiu também uma preocupação muito grande, um senso de responsabilidade enquanto TV Aparecida muito grande porque ali nós tínhamos a responsabilidade de reportar isso pra quem está em casa, de levar a esperança daqui da Terra da Padroeira para aquelas pessoas que estavam desoladas”.

Reprodução/TV Aparecida
Reprodução/TV Aparecida


:: Assista a série documental em a12.com/desafiosdaigreja

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...