Notícias

Campanha para a Evangelização: A Esperança habita entre nós

Coleta Nacional acontece no próximo domingo

Escrito por Redação A12

10 DEZ 2024 - 13H06 (Atualizada em 10 DEZ 2024 - 15H51)

Rawpixel.com / Shutterstock

Entre junho e setembro deste ano, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou seis formações do projeto “Cuidar da Vida — Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”. Ao todo, 159 pessoas participaram e estão prontas para atuar como multiplicadores em grupos juvenis e escolas. A ação foi apoiada pela Campanha para a Evangelização 2023.

A Campanha para a Evangelização visa mobilizar os católicos de todo o Brasil a assumir a corresponsabilidade pelo sustento das atividades evangelizadoras da Igreja. Graças as doações recebidas na Coleta Nacional, projetos como esses ganham apoio e força para evangelizar e salvar vidas.

Em 2024, a campanha se caminha em sinodalidade com o Jubileu de 2025, refletindo sobre o tema “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco.

Somos todos convidados a contribuir com a Campanha para a Evangelização, como verdadeiros peregrinos que carregam a esperança em seus corações, fazendo com que essa chame continue acesa entre nós.

“Cuidar da Vida — Prevenção de suicídio entre adolescentes e jovens”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 18 a 29 anos no mundo. Para enfrentar essa situação, a Pastoral Juvenil e a Pastoral da Educação propuseram a Capacitação de Agentes de Pastoral em Prevenção do Suicídio, visando formar líderes que possam treinar outras lideranças locais.

O padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, explica que o Projeto Cuidar da Vida surgiu em 2022, refletindo a preocupação dos bispos e o desejo expresso no Plano Pastoral “Ao seu lado”.

No eixo 4, “Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana”, há uma ação que incentiva iniciativas e parcerias para a saúde mental dos jovens, prevenindo dependência química, suicídio e violências.

Promover a vida dos jovens no Brasil é uma urgência diária, e este projeto é uma resposta concreta aos apelos pela vida plena dos jovens brasileiros”, destaca o padre Antônio.

Testemunhas da esperança

O padre Elisvaldo Cardoso Silva, da diocese de Imperatriz–MA, participou da capacitação do projeto Cuidar da Vida em agosto, com 45 participantes de várias regiões. Psicólogo clínico e social, ele trabalha desde 2012 na prevenção de recaídas de dependentes químicos e com pessoas privadas de liberdade, utilizando grupos reflexivos para acolhimento empático. A equipe da diocese, com 20 membros, já repassou a formação em várias paróquias e fará mais repasses em dezembro.

“No mês de janeiro vamos realizar o repasse em 4 dioceses do regional e no mês de fevereiro em 3 dioceses que não puderam participar quando a equipe da CNBB veio aqui. Em algumas paróquias já temos equipes que escutam semanalmente os jovens e as pessoas estão mais sensíveis ao tema da saúde mental que antes era um tabu, explicou.

Ronnaldh Oliveira, jornalista e gerente de comunicação da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, participou da formação em São Paulo, com 29 pessoas de várias regiões. Aos 29 anos, ele também faz parte dos missionários digitais, acompanhando jovens online e em medidas socioeducativas, além de assessorar arquidioceses e movimentos sobre juventude e espiritualidade.

Ronnaldh Oliveira / arquivo pessoal
Ronnaldh Oliveira / arquivo pessoal


Ele conta que existe uma pesquisa da USP que aponta que 92% dos jovens pretendem cometer suicídio dão sinais claros na internet.

O meu apostolado acontece no ambiente digital. O curso contribuiu muito para aguçar meu olhar, ter ferramentas para olhar e acompanhar mais a juventude e, de alguma forma, interferir neste processo de ideação suicida e redirecioná-lo para um futuro de esperança. Eu agradeço à CNBB pela confiança de participar deste curso.

Em setembro, em parceria com o Serviço de Apoio Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Companhia de Jesus, produzimos conteúdo semanalmente para aqueles que acompanham os jovens, para multiplicar os temas abordados.

“Eu também dei palestras, produzi conteúdo para redes sociais junto a outras instituições e também fui a Belo Horizonte ministrar um curso para cerca 50 líderes de jovens com quem trabalhei este tema. Em novembro, falei com jovens de oito países num encontro na Escola de Jovens por Um Mundo Unido do Movimento Focolares do Brasil. Os conteúdos que aprendi foram colocados em prática ali com os jovens.”

Outras histórias

O segundo Podcast da Campanha para a Evangelização 2024 apresenta relatos de outras Testemunhas da Esperança. Ele conta a história de lideranças católicas que atuam em diversos ministérios na Igreja no Brasil, capacitadas por ações financiadas pela Campanha para Evangelização. Essas lideranças multiplicam a formação em diferentes locais e grupos, levando a esperança do Evangelho a mais pessoas.

Coleta Nacional

Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a coleta realizada em todas as comunidades no terceiro domingo do Advento, este ano no dia 15 de dezembro, incluindo as missas vespertinas. A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:

45% ficam na própria diocese para apoiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral local.

20% vão para o regional da CNBB, para sustentar suas estruturas de evangelização e formação.

35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, para garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral em todo o Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...