Na manhã do último domingo (3), primeiro domingo do Advento, o cardeal Dom Américo Aguiar tomou posse de sua Igreja titular, em uma Missa na Basílica de Santo Antônio de Pádua, localizada na Via Merulana, em Roma.
A Basílica é dedicada ao santo português nascido em Lisboa e costuma ter como titulares os cardeais de língua portuguesa, como Cláudio Hummes, cardeal brasileiro, falecido em 2022.
A celebração contou com a presença do cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, além de dezenas de sacerdotes e fiéis, além do embaixador de Portugal junto a Santa Sé, o senhor Domingos Teixeira. Leia MaisEm gesto histórico, Papa doará Rosa de Ouro a ícone mariano"Como podemos preparar um coração acolhedor para o Senhor?", diz o Papa
Em sua saudação, o Cardeal Américo agradeceu a acolhida e a presença de todos. Em seguida o purpurado entregou a bula pontifícia ao reitor, com a qual o Santo Padre concedeu a ele o título desta Basílica, como cardeal presbítero.
No início de sua homilia, ele citou São João Paulo II, quando foi apresentado após ter sido eleito Papa, em 1978, dizendo “se mi sbaglio, mi corrigerete” (se eu errar – na língua italiana – me corrijam).
Dom Américo agradeceu pela oportunidade e graça de poder tomar posse do título cardinalício da Basílica de Santo Antonio de Pádua e destacou que a é significativa.
“Amanhã recordaremos os 136 anos consagração desta Basílica, que aconteceu em 4 de dezembro de 1837. Acabamos de celebrar também os 800 anos das regras franciscanas, por tudo isso agradeço aos Frades Menores, na pessoa do reitor, pelo empenho na organização e participação nesta cerimônia”.
Ainda durante a homilia o cardeal rezou pelo Papa Francisco, recordando que a Basílica de Santo Antônio fica nos arredores da Basílica do Latrão, que é a Catedral de Roma.
Ao final da celebração o Frei Juan Aldana, reitor da Basílica, agradeceu Dom Américo:
“Hoje a nossa Basílica de Santo Antônio recebe um presente especial, um presente que enriquece a vida e a missão da nossa igreja. O senhor, cardeal Américo, é um dom para nós e ao mesmo tempo um sinal da igreja que quer caminhar junto em comunhão, participação e missão.”
Antes da bênção final o cardeal deu seu primeiro presente para a Basílica de Santo Antônio, uma cópia de seu anel cardinalício.
Fonte: Vatican News
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.