Dom Leonardo Steiner, cardeal da Amazônia, esteve na última terça-feira (31 de janeiro) em Boa Vista, capital de Roraima para demonstrar a preocupação do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao povo Yanomami.
Leia MaisDom Roque: "Ali está Jesus crucificado no meio do povo Yanomami"CNBB divulga nota de solidariedade ao povo YanomamiAcompanhado pelo padre Lúcio Nicoletto, administrador diocesano de Roraima, e pelo padre Corrado Dalmonego, um dos grandes conhecedores da região, o Arcebispo de Manaus se encontrou com lideranças indígenas para que a Igreja Católica esteja mais presente neste momento de crise.
“Os motivos todos nós já sabemos, o porquê da desnutrição, mas em diálogo agora com algumas lideranças, nós percebemos que existem diversos elementos onde nós podemos dar a nossa contribuição. Nós queremos ser solidários, são filhos e filhas de Deus, são pessoas que vivem em regiões distantes, que são povos desassistidos pelo governo nos últimos anos e nós sabemos que a dificuldades que estamos a ver não é nova”.
Dom Leonardo mais uma vez destacou o trabalho de denúncia realizado pela Igreja nos últimos anos, sobretudo através do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
“Durante muito tempo tem denunciado, tem falado, tem publicado inclusive relatórios e nós queremos neste momento mostrar a nossa proximidade, nossa solidariedade e vermos com os governos o que podemos fazer para que esses povos possam continuar a viver, mas possam especialmente viver e viver bem”.
O cardeal comunicou aos líderes da região o total apoio do Papa Francisco e da CNBB nesta causa, e ouviu as dores da população local que se resumem em quatro elementos: garimpo, desnutrição, fome emergencial e malária. Eles reconhecem o apoio histórico da Igreja de Roraima aos povos indígenas, insistindo em que não é novidade o que está acontecendo.
Desafios e reais melhorias para os Yanomamis
Segundo as organizações indígenas, boa parte do Povo Yanomami está morto espiritualmente pela destruição da floresta, pelos assassinatos e ataques de todo tipo que sofrem, humilhações, estupros, roubo de crianças, todos eles consequência do garimpo, que tem levado 120 comunidades a estar em situação de grave calamidade.
As lideranças indígenas agradeceram ao cardeal Steiner por sua presença na região em um momento muito difícil para os povos indígenas de Roraima. Eles insistiram em que não foi por falta de aviso, suplicando que “nos ajudem, não nos deixem passar mais por essa situação. Vocês agora têm conhecimento do que nós estamos passando”.
Confira a mensagem do Cardeal Leonardo Steiner a respeito do Povo Yanomami
Fonte: CNBB / Vatican News
Chapecó e Joinville se tornam Arquidioceses em Santa Catarina
Confira os depoimentos dos futuros arcebispos das cidades catarinenses
SC ganha duas novas arquidioceses com novos arcebispos
Papa Francisco anuncia novas arquidioceses de Joinville e Chapecó, fortalecendo a Igreja em Santa Catarina com novos arcebispos e reestruturação.
Sistema eleitoral americano é totalmente diferente do brasileiro
Entenda as diferenças entre as eleições brasileiras e as norte-americanas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.