Notícias

Cardeal Odilo Scherer ficará mais dois anos à frente da Arquidiocese de SP

Papa Francisco pediu ao Arcebispo que permaneça neste período para o Ano Jubilar e outras atividades nesta região pastoral

Escrito por Redação A12

08 OUT 2024 - 16H00

Vatican Media

Nesta terça-feira (8), o Cardeal Odilo Scherer comunicou ao clero, religiosos e fiéis leigos que permanecerá até o final de 2026 como Arcebispo de São Paulo (SP). Quando completou 75 anos no dia 21 de setembro, Dom Odilo apresentou sua carta renúncia ao Santo Padre, assim como está determinado no Código de Direito Canônico.

"Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias. Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia". (Cânones 401 e 402)

Leia MaisDom Jaime Spengler será criado cardeal pelo Papa FranciscoA Santa Sé informou nesta segunda-feira (7) que o Papa Francisco acolheu a renúncia e determinou que Dom Odilo ficasse por mais dois anos à frente da Arquidiocese de São Paulo.

"Portanto, sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como 'peregrinos de esperança'. Procuremos caminhar juntos na realização do 'Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026', vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese. Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor", relatou o Arcebispo no texto.

Luciney Martins/O SÃO PAULO
Luciney Martins/O SÃO PAULO
Missa de Ação de Graças pelos 75 anos de Dom Odilo


O projeto citado por Dom Odilo é fruto do 1º Sínodo Arquidiocesano e mostra três dimensões que devem estar presentes em toda comunidade eclesial e constituem os grandes eixos de toda vida e missão da Igreja, que existe para anunciar, santificar e testemunhar o reino de Deus. O Projeto Emergencial de Pastoral está em sintonia com o Sínodo que acontece neste mês em Roma.

"Por isso, as 'pastorais', movimentos, associações, comunidades novas e outras organizações devem se perguntar: em qual dimensão contribuímos ou vamos contribuir na vida e missão da Igreja na Arquidiocese? E o acompanhamento pastoral, nas paróquias, decanatos, Regiões e na Arquidiocese, será feito a partir destes três enfoques: Comissão Anúncio, Comissão Santificação e Comissão Testemunho", disse o Cardeal para o site da Arquidiocese de São Paulo em setembro. 

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12


"Tudo é dom, tudo é graça de Deus"

Odilo Pedro Scherer nasceu em 1949, na cidade de Cerro Largo (RS), mas passou boa parte da infância e juventude em Toledo (PR) onde foi ordenado sacerdote em 1976. Em novembro de 2001, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II e, em fevereiro de 2002, foi ordenado bispo pelo Cardeal Cláudio Hummes. Já em 2007, o Papa Bento XVI o escolheu para ser Arcebispo de São Paulo, cargo que ele assumiu em 29 de abril e em 24 de novembro do mesmo ano foi criado Cardeal da Igreja.

“Eu só tenho a dizer que tudo é dom, tudo é graça de Deus, e a gente não é ninguém se não olha para todas as pessoas que caminham conosco, que fazem parte da nossa vida. Deus coloca tantas pessoas ao nosso lado, no nosso caminho. Com elas, nós nos alegramos, às vezes choramos, realizamos, sonha­mos e vamos caminhando”, destacou Dom Odilo na missa de Ação de Graças pelos seus 75 anos.

Cardeal Odilo testemunha sua devoção à Nossa Senhora Aparecida

Fonte: O São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...