Próximos de celebrar a beatificação do Papa João Paulo I, que será realizada no dia 4 de setembro em Missa presidida pelo Papa Francisco, vamos relembrar para você a importância do Santo Padre, que mesmo com pouco tempo de pontificado, deixou seu legado para todos nós.
Leia MaisA relação familiar de João Paulo I com o BrasilSão João Paulo II, o apóstolo da Divina MisericórdiaSão João Paulo II e São João XXIII completam nove anos de canonização Em entrevista para a rede de televisão italiana RAI, o Cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin falou a respeito de vários pontos abordados pelo Santo Padre que podemos utilizar hoje em nossa sociedade.
O jornalista Ignazio Ingrao questionou o Cardeal sobre o pedido de paz no Oriente Médio, que João Paulo I fez em sua primeira mensagem Urbi et Orbi, algo que reflete neste mundo atual, repleto de guerras e conflitos.
"Esta atenção e esta preocupação pela paz foi um dos pontos centrais de seu curto pontificado, ligado sobretudo aos acontecimentos de Camp David, portanto, em busca da paz entre judeus e palestinos, entre Israel e a Palestina. E gostaria de concluir este ponto citando o Papa Francisco, no prefácio que ele escreveu nos documentos do pontificado de Albino Luciani, dizendo que 'João Paulo I mostrou o quanto a paz está perto do coração da Igreja' "disse.
Outro ponto destacado na entrevista, foi a preocupação do Papa Luciani com os mais necessitados. Ele era um pastor próximo do povo e atento às necessidades concretas das pessoas, pois ele e sua família sofreram isso na região de Veneto, na Itália, um ambiente marcado pela pobreza, restrições e emigração.
"Ele foi um pontífice que dedicou realmente atenção aos pobres e que já queria uma Igreja pobre a serviço dos pobres. Não apenas um serviço de caridade pessoal, mas também de caridade planetária", enfatizou o Cardeal Parolin.
Ingrao relembrou ao Secretário uma das principais características do "Papa do Sorriso": a humildade.
"Sim, temos grande necessidade de humildade em nosso mundo. É a principal virtude. Ele dizia: "Qual é a primeira virtude de um pastor? A humildade. E a segunda? A humildade. E a terceira? A humildade. E a quarta novamente a humildade". Certamente, esta foi a sua principal característica. De um ponto de vista pessoal, viveu plenamente esta virtude, a escolheu como seu lema. Em seu lema, ele desejava a humilitas de Santo Agostinho e de São Carlos Borromeu. Bento XVI disse ainda que a humildade é a herança espiritual que João Paulo I deixa ao mundo".
Ao final da entrevista, Ignacio Ingrao retomou o assunto da paz, e abordou com o Cardeal a posição da Igreja sobre a guerra na Ucrânia entre a necessidade de invocar a paz e a necessidade de distinguir as responsabilidades, e questionou qual a posição do Secretário de Estado sobre estes acontecimentos.
"Acima de tudo, a preocupação com o fato de que não há perspectivas e possibilidades de uma solução através da negociação. Isto é o que nos deixa mais inquietos e preocupados. Permanecemos sempre disponíveis, no sentido de não fechar a porta a ninguém, tentando oferecer a todos os envolvidos a possibilidade de encontrar um terreno neutro para se encontrar e buscar uma solução que seja, como dizia João Paulo I sobre os acordos de Camp David, 'uma solução justa e completa'", concluiu o Cardeal.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Conheça o testemunho de fé e coragem de São Sebastião
Celebrado no dia 20 de janeiro, o santo é o guerreiro e protetor contra as forças do mal. Saiba mais!
Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Listamos os principais documentos essenciais para catequistas e onde acessá-los. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.