Há algum tempo, a Amazônia sofre com efeitos climáticos e também com o resultado de uma economia que visa riqueza e não o cuidado com a Casa Comum. A combinação de diversos fenômenos traz consequências graves para o bioma amazônico, um dos mais importantes para a sobrevivência do Planeta Terra.
A seca que atinge a região é uma das maiores dos últimos tempos. Esse problema ainda se junta com outros que estão acontecendo simultaneamente, como o aumento das temperaturas, a poluição do ar, resultado de muitos incêndios, a mortandade dos peixes, que coloca em risco a alimentação das comunidades ribeirinhas, a falta de água potável, que é também um problema persistente... Tudo isso torna a situação insustentável. Leia Mais“Laudate Deum”: Exortação do Papa pede respostas à crise que afeta a natureza
Dados divulgados pelo Governo do Amazonas no início de outubro indicam que já são mais de 50 mil famílias afetadas pela estiagem, em um total de 200 mil pessoas que estão com dificuldades em todo o estado. São 24 municípios em estado de emergência em todo o Rio Solimões.
A Igreja tem como um dos seus pilares cuidar do próximo, buscando ações em suas comunidades e com incentivo do Papa Francisco busca medidas que incentivam o cuidado da Casa Comum. O cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte 1 da CNBB alerta para a situação.
“A seca que estamos vivendo na Amazônia é dramática, os rios diminuíram, os igarapés secaram, as comunidades estão isoladas, a fumaça tomou conta de várias regiões de nossa Amazônia”.
Dom Leonardo Steiner manifestou solidariedade com as comunidades e pediu “para que haja solidariedade e nós todos como cristãos saiamos ao encontro das pessoas que mais necessitam, mas também saiamos ao encontro da natureza, que neste momento está profundamente necessitada”.
Em sua mensagem, o arcebispo de Manaus convocou todos para participar da campanha “SOS Amazônia”, que também está sendo incentivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM-Brasil) e a Cáritas.
A campanha “SOS AMAZÔNIA: DEFENDA A VIDA, APOIE AGORA”, tem o objetivo de auxiliar as famílias que estão passando por dificuldades neste período emergencial na Amazônia. Os recursos arrecadados serão utilizados para aquisição de produtos de primeira necessidade, que serão distribuídos para as famílias atendidas pela rede de solidariedade da Igreja Católica nas regiões impactadas pela estiagem.
O cardeal deixou um pedido para toda a sociedade: “Vamos no futuro cada vez mais cuidar da nossa Casa comum, a nossa Casa comum que está sendo destruída”. E finalizou: “Unamo-nos e nos ajudemos”.
O Papa Francisco divulgou, no início de outubro, a exortação apostólica Laudate Deum, um complemento à Encíclica Laudato Si’, publicada em 2015, que é um pedido do Pontífice para que toda a sociedade cuide da Casa Comum, ou seja, o planeta em que vivemos.
Tanto a Laudato Si’ quanto a Laudate Deum são importantes ferramentas e instrumentos para serem estudados por todos os cristãos católicos, e também por toda a humanidade, para juntos assumir o compromisso de cuidarmos da Casa Comum.
Fonte: Vatican News, Cáritas,
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.