No último sábado, dia 24 de setembro, Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato (CE), anunciou de forma oficial que Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus e recém-criado Cardeal da Amazônia brasileira irá presidir a celebração para a beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva.
“É com imensa alegria que recebemos do Papa Francisco, a nomeação de Dom Leonardo Steiner para a presidência da Beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva. Ele que recentemente foi criado Cardeal pelo Santo Padre, e no próximo mês participará conosco deste momento tão importante para a nossa Diocese e também para todo o País”, disse Dom Magnus.
Leia MaisConheça o milagre que tornou possível a beatificação de João Paulo IProcesso de beatificação do Padre Cícero é oficialmente abertoA cerimônia de Beatificação acontece no dia 24 de outubro de 2022, às 17h, no Parque de Exposições da cidade de Crato.
“Dom Steiner já esteve visitando o Crato outras vezes, uma com Dom Fernando, nosso bispo emérito, e com Dom Gilberto. Ele já conhece a nossa realidade, a fé deste povo, e com alegria o recebemos novamente nesta diocese romeira e missionária que é a Diocese de Crato”, completou Dom Magnus.
Benigna Cardoso da Silva, apesar do pouco tempo de vida, foi uma católica dedicada na cidade de Santana do Cariri. Aos 13 anos, perdeu a vida com golpes de faca ao resistir a uma tentativa de abuso sexual. Ela será a primeira cearense beata. E a beatificação faz parte do processo de canonização, quando é dado o atributo de santidade.
Quadro e projeto de estátua de Benigna foram apresentados
A Diocese de Crato, divulgou para a imprensa e o público em geral a reconstrução facial de Benigna Cardoso e os passos da confecção do projeto da estátua da Serva de Deus. Na ocasião, foi apresentado o novo rosto da Mártir, projeto do designer 3D e perito especialista em reconstrução facial forense, Dr. Cícero Morais.
Na coletiva de imprensa, então, foi apresentado o novo rosto da mártir em escultura digital criado pelo designer-3D e especialista em reconstrução facial forense, Cícero Moraes. Já o quadro, de autoria do artista Joab Rocha, de Areial-PB, é ainda uma amostra da imagem final de Benigna Cardoso. O quadro pronto será apresentado no dia da cerimônia de beatificação.
“Graças a Deus, contamos com a colaboração de pessoas que conviveram com ela que podem nos dar um pouco mais de segurança para além do aparato científico. Temos a oportunidade de ver dois trabalhos (o projeto da estátua de origem digital e o quadro) que precisam ser submetidos à sensibilidade das irmãs de criação aqui presentes e de Dona Nair, amiga de Benigna, que também muito nos ajudou neste processo, para que possamos dizer que essa é uma imagem aproximada de Benigna”, pontuou Pe. Wesley Barros, coordenador da Comissão para Beatificação de Benigna.
O rosto foi reconstruído a partir do cruzamento de imagens de familiares: fotografias de seus irmãos Cirineu e Alderi, como também de Lourdes, sua sobrinha, que serviram de base para o trabalho da escultura digital. Relatos de pessoas próximas à Benigna também contribuíram para o material. Essa foi a quarta tentativa de aproximar uma imagem daquilo que foi um dia o rosto de Benigna, mas a primeira feita a partir de embasamento científico e com mais precisão nos detalhes.
O momento contou com a presença das irmãs de criação de Benigna, Iranir e Terezinha Cisnando, além de dois sobrinhos netos da futura beata do Ceará, Claudiana da Silva e Gildo Carlos da Silva.
“Fruto do amor e da dedicação, suor e lágrimas, hoje veremos a face mais próxima daquela que alvejara suas vestes no sangue do Cordeiro […] contemplamos a alma daquela que através da sua face nos fala do amor de Deus que ela tanto pregou e viveu como uma criança”, declarou o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique.
Fonte: Vatican News / ASCOM Beatificação de Benigna
Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”
"Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos", celebrou o Pontífice diante do cessar-fogo.
Papa: como Maria, buscar respostas com o coração aberto
Ensinando sobre Maria, o Santo Padre a chamou de “verdadeira obra-prima da graça divina”. Saiba mais sobre a Audiência Geral desta quarta-feira.
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.