No início de novembro, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, território pastoral da Diocese de Viana, acolheu o primeiro encontro dos membros da Comissão Episcopal de Liturgia da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), que abordou diretrizes para a criação de um Livro Nacional de Cânticos Litúrgicos.
O encontro reuniu membros da Pastoral da Liturgia das Arquidioceses e Dioceses da CEAST e serviu para avaliar e traçar caminhos para a realização das atividades do novo triênio pastoral. Leia MaisOs princípios de João Paulo II para a música na liturgiaComo a liturgia das horas pode transformar seu diaEventos católicos unem conhecimento, liturgia e evangelização
A Santa Missa de encerramento do primeiro encontro foi presidida por Dom Emílio Sumbelelo, Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, Santuários e Ecumenismo da CEAST e Bispo da Diocese de Viana.
Em sua homilia, ele destacou as duas dimensões da cruz na vida de um cristão, esclarecendo que, ao longo da caminhada na terra, a cruz se manifesta de várias formas.
A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe em breve contará com um Missal Romano traduzido para o contexto angolano e com ritos próprios, além do Livro de Cânticos Litúrgicos Nacional para facilitar as celebrações litúrgicas. Esta decisão foi reforçada no primeiro encontro do secretariado nacional de Liturgia.
O Secretário Executivo da Comissão Episcopal para Liturgia da CEAST, Padre Virgílio Canário, assegurou que as comissões de trabalho já estão constituídas. Segundo o sacerdote, a formação permanente, especialmente para os agentes de liturgia nas dioceses, é uma preocupação central do novo presidente da Comissão Episcopal de Liturgia.
O sacerdote falou ao final do primeiro encontro dos membros da Comissão Episcopal de Liturgia da CEAST, realizado no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, na Diocese de Viana. O encontro ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro deste ano, sob a presidência de Dom Emílio Sumbelelo.
O encontro foi conduzido por Dom Emílio Sumbelelo, Presidente da Comissão Episcopal da CEAST para Liturgia, Santuários e Ecumenismo, e teve como objetivo analisar as atividades realizadas e traçar os caminhos do Secretariado Nacional para o próximo triênio pastoral da CEAST, dedicado aos Ministros Ordenados e à Vida Consagrada.
Fonte: Vatican News
Como a Educomunicação transforma a catequese e a evangelização
Descubra como a Educomunicação une educação e comunicação para transformar vidas e evangelizar com mais impacto.
Comunicação e fraternidade para uma Igreja sem racismo
No Dia Nacional de Combate ao Racismo, a Igreja reflete sobre o poder da comunicação em promover igualdade, respeito e fraternidade.
Santa Sé e o G20: a Igreja em favor de um mundo justo e sustentável
Papa Francisco, ao longo de seu pontificado, reforça os desafios globais em prol de um mundo justo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.