Notícias

Celebração em Brasília abre Semana de Oração pela Unidade Cristã

Encontro reuniu Igrejas Cristãs e organizações ecumênicas para orarem sempre buscando o amor de Deus

Escrito por Redação A12

14 MAI 2024 - 16H31 (Atualizada em 15 MAI 2024 - 15H28)

CNBB

Como você confere aqui no A12, no hemisfério Sul tivemos o início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece até este domingo (19), na Solenidade de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Constituição em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.

Na noite da segunda-feira (13), na Catedral Anglicana de Brasília (DF), houve a abertura desta semana, um encontro fraterno que reuniu as Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e algumas organizações ecumênicas presentes no Brasil.

A celebração teve com reflexão a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25–37). Somos chamados a agir como Cristo, mostrando misericórdia e compaixão para com os necessitados, independentemente da sua identidade religiosa, étnica ou social. Não são as identidades compartilhadas que devem nos levar a ajudar o outro, mas o amor ao nosso próximo.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, participou da solenidade representando a Igreja Católica e conduziu a homilia e reflexão sobre a unidade dos cristãos.

Padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, que esteve no encontro, disse que a celebração permitiu ouvir o chamado divino para amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Unidos às Igrejas Cristãs do Brasil, e enviados para a missão, pedimos que Deus nos envolva sempre mais em seu amor e faça a Sua bondade fluir sempre em nós. Que Deus nos dê humildade e perseverança para, com a força do Espírito, alimentar a unidade”, disse.

CONIC
CONIC


Além de Dom Ricardo e Padre Marcus, participaram do evento o bispo da Igreja Anglicana, Dom Maurício de Andrade; a secretária executiva do Conic, pastora Romi Becker; o membro do Grupo Ecumênico de Brasília, pastor Carlos Müller; a deâ da catedral Anglicana de Brasília, reverenda Tatiane Ribeiro e a representante do Sínodo Brasil Central da IECLB, pastora Patrícia Bauer.

Este momento especial de comunhão nos convida a refletir sobre a importância da solidariedade e do diálogo entre pessoas cristãs, buscando construir pontes de entendimento e fraternidade. Encorajamos todos a participarem ativamente desta iniciativa em suas comunidades e igrejas, promovendo e compartilhando esta mensagem de amor e unidade.

Oremos pela Unidade dos Cristãos

Tu, Cristo, vens depositar em nós tua luz de paz.

E entendemos que viver em comunhão contigo é descobrir um caminho iluminado pelo teu Espírito Santo.

Nesse caminho, nos chamas a caminhar juntos, com um coração simples, que busca entender mais do que ser entendido.

Tu nos tornas atentos aos dons que podemos receber uns dos outros, na tua Igreja.

Tu reanimas em nós o amor da tua Palavra e nos enches da confiança no teu amor oferecido a cada ser humano sem condições.

Queres que seu amor indiviso tenha rostos, nossos rostos, iluminando outros rostos,

para que do fogo do teu amor nasça uma nova humanidade de irmãs e irmãos.

Desperte em nós a paixão pela unidade visível de todos os cristãos.

Tu nos chamas a nos tornar juntos testemunhas de reconciliação, de escuta e de justiça.

Abençoa-nos, Cristo, mantenha-nos no espírito das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia.

Amém.

.:: A unidade entre as religiões cristãs é possível?


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...