Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Celebre o Mistério Pascal com a Editora Santuário

Livro "Vivendo a Semana Santa" mostra a riqueza histórica, espiritual e folclórica das celebrações da Paixão

Escrito por Alberto Andrade

16 ABR 2025 - 10H10 (Atualizada em 16 ABR 2025 - 17H08)

Mariana Joffre - A12
Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Padre Luiz Almir, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê.

Por que chamamos essa Semana de grandiosa? Porque nela, muitíssimos acontecimentos esplendorosos se realizam em nossas vidas: nela, a guerra prolongada se encerra, a morte é vencida, as maldições são retiradas, o reinado tirânico do diabo é atenuado e ele é despojado de duas pompas, a reconciliação entre Deus e o homem é alcançada, o céu se torna acessível, os seres humanos se tornam semelhantes aos anjos, aquilo que não era possível entrar em acordo torna-se harmonizado, o muro é derrubado até o chão, a barra é removida, o Deus da paz trouxe paz às coisas celestes e terrestres”.

São João Crisóstomo resume bem a graça de Deus que vivemos todos os anos na Semana Santa, pois ao reviver os passos de Jesus da morte para a vida, e da treva para a luz, somos convidados a uma transformação profunda. Um processo de evolução pessoal, do qual sairemos melhores do que entramos.

Esta é uma semana de intenso silêncio e de reflexão. Assim, nos conectamos verdadeiramente com o Pai, assim como fez Jesus no Horto das Oliveiras, pouco antes de ser entregue. Ele sentiu o peso de sua entrega, mas se deu conta de que o Pai sempre estava próximo.

A Semana Santa requer, sobretudo, momentos reclusos de meditação e de oração. Momento de reconstruir a própria fé e abrir a mente e o coração para Deus. Assim, podemos aproveitar as orações, as leituras bíblicas e as celebrações.

Mariana Joffre - A12
Mariana Joffre - A12


Como material de auxílio para este tempo, a Editora Santuário tem o livro “Vivendo a Semana Santa: O Mistério Pascal Celebrado no Brasil” que desperta o interesse para um maior enriquecimento das celebrações, retomando aspectos que já caíram no esquecimento. Para mais informações sobre a publicação, acesse a página da Livraria de Nossa Senhora. 

A obra, produzida por quatro missionários redentoristas, Dom José Luiz Majella Delgado, Padre Antônio Carlos Oliveira Souza, Padre José Ulysses da Silva e Padre Luiz Carlos de Oliveira (1947-2022), apresenta detalhes históricos e folclóricos, comentários litúrgicos e paralitúrgicos, instruções para ministros ordenados e para ministros leigos.

“O ano litúrgico da Igreja surgiu de um fato decisivo para nós cristãos, como de um coração, que é o centro mais íntimo de um organismo, de onde partem e para onde tornam todos os vasos sanguíneos. O coração humano é o centro vital que irriga todas as células. Como órgão central, o coração abastece de sangue todas as suas partes, até as mais longínquas e tênues ramificações.

A liturgia do tríduo sacro constitui assim o núcleo da celebração do Mistério Pascal e que, posteriormente, com o Domingo de Ramos e os três dias que o seguem, vão constituir o que chamamos hoje de Semana Santa. Quanto ao nome escolhido para a festa da Páscoa, a língua latina adotou o termo grego Pascha, derivado do hebraico pesha”, diz um trecho do livro.

Confira um trecho lido pelo missionário redentorista Padre Luiz Almir


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...