| Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Padre Luiz Almir, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê. |
“Por que chamamos essa Semana de grandiosa? Porque nela, muitíssimos acontecimentos esplendorosos se realizam em nossas vidas: nela, a guerra prolongada se encerra, a morte é vencida, as maldições são retiradas, o reinado tirânico do diabo é atenuado e ele é despojado de duas pompas, a reconciliação entre Deus e o homem é alcançada, o céu se torna acessível, os seres humanos se tornam semelhantes aos anjos, aquilo que não era possível entrar em acordo torna-se harmonizado, o muro é derrubado até o chão, a barra é removida, o Deus da paz trouxe paz às coisas celestes e terrestres”.
São João Crisóstomo resume bem a graça de Deus que vivemos todos os anos na Semana Santa, pois ao reviver os passos de Jesus da morte para a vida, e da treva para a luz, somos convidados a uma transformação profunda. Um processo de evolução pessoal, do qual sairemos melhores do que entramos.
Esta é uma semana de intenso silêncio e de reflexão. Assim, nos conectamos verdadeiramente com o Pai, assim como fez Jesus no Horto das Oliveiras, pouco antes de ser entregue. Ele sentiu o peso de sua entrega, mas se deu conta de que o Pai sempre estava próximo.
A Semana Santa requer, sobretudo, momentos reclusos de meditação e de oração. Momento de reconstruir a própria fé e abrir a mente e o coração para Deus. Assim, podemos aproveitar as orações, as leituras bíblicas e as celebrações.

Como material de auxílio para este tempo, a Editora Santuário tem o livro “Vivendo a Semana Santa: O Mistério Pascal Celebrado no Brasil” que desperta o interesse para um maior enriquecimento das celebrações, retomando aspectos que já caíram no esquecimento. Para mais informações sobre a publicação, acesse a página da Livraria de Nossa Senhora.
A obra, produzida por quatro missionários redentoristas, Dom José Luiz Majella Delgado, Padre Antônio Carlos Oliveira Souza, Padre José Ulysses da Silva e Padre Luiz Carlos de Oliveira (1947-2022), apresenta detalhes históricos e folclóricos, comentários litúrgicos e paralitúrgicos, instruções para ministros ordenados e para ministros leigos.
“O ano litúrgico da Igreja surgiu de um fato decisivo para nós cristãos, como de um coração, que é o centro mais íntimo de um organismo, de onde partem e para onde tornam todos os vasos sanguíneos. O coração humano é o centro vital que irriga todas as células. Como órgão central, o coração abastece de sangue todas as suas partes, até as mais longínquas e tênues ramificações.
A liturgia do tríduo sacro constitui assim o núcleo da celebração do Mistério Pascal e que, posteriormente, com o Domingo de Ramos e os três dias que o seguem, vão constituir o que chamamos hoje de Semana Santa. Quanto ao nome escolhido para a festa da Páscoa, a língua latina adotou o termo grego Pascha, derivado do hebraico pesha”, diz um trecho do livro.
Confira um trecho lido pelo missionário redentorista Padre Luiz Almir
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.