Concluindo o mês missionário, quando a Igreja Católica propõe gestos concretos de solidariedade durante este período e convida a sairmos ao encontro do próximo, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu na tarde deste sábado (29) mais uma edição do Cenáculo Missionário Nacional, com a vinda da Romaria da Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), um momento onde pedimos a intercessão da Virgem Maria pelo mundo inteiro.
Leia MaisMaria, modelo dos missionáriosA alegria e o ardor de ser missionárioO coração missionário é incansávelO Terço Missionário foi recitado no Altar Central do Santuário, durante a tradicional Hora Mariana, e foi presidido pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., animado pelo Irmão Alan Patrick Zuccherato C.Ss.R., e também por representantes, religiosos e voluntários da Obra dos Cenáculos Missionários.
O fundador da OCM, Padre José Stella, falou ao A12 da alegria em estar em Aparecida e realizar este Cenáculo.
"Uma grande felicidade mesmo, um sonho que este Santuário entra na missão, não somente para atender as graças do fiéis mas para a humanidade esta vida divina. O Santuário ajuda os fiéis a desenvolver mais a servir melhor a Deus e a humanidade.
Nossa visita ao Santuário de Aparecida coroa o meu sonho inicial de que a Igreja no Brasil entrasse mais em nossa missão, que em cada paróquia rezamos, pedindo para Nossa Senhora que os não-cristãos desse mundo encontrem essa graça. Um gesto de amor muito amplo, porque não rezamos por essas pessoas entenderem que Cristo é o centro de nossa fé", disse.
Padre Catalfo também falou da importância do Santuário sempre estar disponível para missões como esta, que nos incentivam a orar pelas missões.
"A força da oração é o poder de Deus em nossas vidas, especialmente deste mês missionário para nossa Igreja, e aqui no Brasil temos essas bonitas iniciativas de rezar pelas missões. A Igreja é missão! Esse é o desejo de assumir nossa vocação, de missionários e missionárias que anunciam o Evangelho do Reino", completou o reitor do Santuário.
Sobre o Altar Central e aos pés de Nossa Senhora, 50 pessoas, entre leigos e religiosos oraram os Mistérios Gloriosos, divididos em cinco grupos, carregando uma bandeira colorida, estarão rezando todos os povos da terra, com suas culturas, suas riquezas e sua necessidade de Cristo como centro de suas vidas e remissão dos seus pecados. No momento de oração, cada mistério do Terço foi recitado em intenção da conversão dos não-cristãos de cada continente (América, África, Europa, Ásia e Oceania).
As bandeiras e os terços têm cores específicas para cada continente: A América traz a cor vermelha, pois os europeus chamavam os nativos desta região de "pele-vermelhas"; a África na cor verde, pois no passado as missões eram intensificadas nas florestas verdes; o branco representa o continente europeu, pois sua região norte, que não tem muitos praticantes é coberta de neve. A Ásia é representada pela cor amarela, berço das antigas civilizações, culturas e religiões; e a Oceania, pela cor azul, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que também já envia seus próprios missionários para outras terras.
O Rosário Missionário, além da devoção a Maria, mãe de Jesus, tem como objetivo unir pela oração todos os filhos de Deus presentes no mundo inteiro. Por isso, a contemplação de cada mistério traz uma reflexão sobre cada continente.
Auxílio na oração e na manutenção da Obra
A Obra Dos Cenáculos Missionários nasceu em resposta a um pedido do Papa São João Paulo II, em 1996. A iniciativa apoia a Igreja com orações e recursos pelas missões. Ao longo destes 26 anos, milhares de brasileiros em terras estrangeiras receberam no tempo de Natal, uma carta vinda do Brasil e a ajuda vinda dessas ofertas.
A OCM promove cenáculos missionários nas casas, onde o Terço é rezado diante do mapa-múndi, e as ofertas são enviadas pela OCM aos missionários brasileiros. Hoje há mais de 900 cenáculos em todo o Brasil.
1/14
O Portal A12 esteve no Cenáculo Missionário e mostra pra você este momento oracional
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Conheça o testemunho de fé e coragem de São Sebastião
Celebrado no dia 20 de janeiro, o santo é o guerreiro e protetor contra as forças do mal. Saiba mais!
Catequista: saiba os documentos indispensáveis para sua missão
Listamos os principais documentos essenciais para catequistas e onde acessá-los. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.