Notícias

Dom Cláudio Hummes é homenageado pela Comissão para a Amazônia

O Cardeal foi o primeiro presidente da comissão

Escrito por Redação A12

07 JUL 2022 - 16H00

Thiago Leon

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil prestou homenagens póstumas ao cardeal Dom Cláudio Hummes, que faleceu na última segunda-feira, 4 de julho, em decorrência de um câncer.Leia MaisNúncio Apostólico no Brasil celebra missa de Exéquias de Dom Cláudio HummesCorpo de Dom Cláudio Hummes é sepultado em São Paulo Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes falece aos 87 anos

A mensagem assinada pelo atual presidente da comissão, o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Ulrich Steiner, e uma carta da assessora da comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, expressam agradecimento pela vida e vocação de Dom Cláudio.

Agradecemos a Deus pela vida, serviço e ministério de Dom Cláudio. Louvamos e bendizemos a Deus pelo bem e pela bondade, pelo amor e pela solidariedade junto ao Povo de Deus. Louvemos e agradecemos pelo cuidado e pelo ânimo evangelizador junto as Igrejas e comunidades da região amazônica”, afirmou dom Leonardo Steiner.

Outro ponto destacado na mensagem é gratidão pelo trabalho do cardeal, pelo compromisso com a Igreja e “pelo serviço comprometido de dom Cláudio Hummes na presidência da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, e para o qual ergueu sua voz em defesa dos direitos humanos, da proteção dos povos indígenas, comunidades tradicionais e para a conversão integral, sempre em vista do cuidado com a Casa Comum”.

Irmã Maria Irene, foi escolhida em 2009 por dom Cláudio para ser sua auxiliar na condução das ações pastorais para a Região Amazônica, tanto na Comissão para a Amazônia, quanto na Rede Eclesial Pan-Amazônica, fundada em 2014. Ela destacou em sua carta os ensinamentos que aprendeu com Dom Claudio.

“Com o senhor, aprendi que o povo não pode esperar. Sempre muito presente na vida das comunidades e pronto para resolver as situações, o senhor tinha pressa. Não queria que nada ficasse sem respostas ou resoluções, sem se importar com o dia ou a hora”.

Ela também falou sobre os momentos que compartilhou com o cardeal em suas missões.

“Dom Cláudio, em cada uma dessas andanças, nesse itinerário que fizemos juntos na nossa querida Amazônia, senti o cuidado do pastor, ouvi as palavras do profeta, testemunhei a entrega do servo fiel, aprendi com o educador perspicaz, partilhei o pão, a vida e a utopia com um companheiro de missão. Sou muito grata por todas essas experiências e memórias. Que pena que as palavras não alcançam o sentido e o significado de tudo o que vivemos”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...