156 milhões de brasileiros estão aptos para irem até as urnas para elegerem seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno, ele acontecerá no dia 27 do mesmo mês.
Leia MaisTSE reforça campanha contra Fake News nas eleições municipais de 2024 Para isso, o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) apresentou a Cartilha de Orientação Política 2024.
Este material tem como inspiração bíblica “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), em sintonia com o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.
A esperança é a linha de todo o conteúdo da cartilha, ao apresentar a política de forma positiva e necessária para prover o bem comum. O público-alvo desta publicação são eleitores, candidatos, grupos, comunidades e meios de comunicação, com o objetivo de contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral.
Durante a entrevista coletiva de apresentação, Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2, destacou a intenção de auxiliar na formação política da população.
“[Precisamos] ajudar a formar o pensamento do nosso povo, o esclarecimento político do nosso povo, para que deixemos de vez polarizações políticas, compra de votos, tantas ideologias que não ajudam a construir o ser humano. Nosso objetivo é construir o ser humano, construir uma sociedade justa, fraterna, solidária e para isso é que a melhor política”, disse.
Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR) ressalta a intenção da Igreja em contribuir no processo eleitoral com os valores do Evangelho.
“Ao anunciar princípios e valores, e não candidatos ou partidos, a Igreja tem clareza que não cabe a ela substituir a consciência de ninguém. Cabe a ela ajudar a sociedade como um todo a formar uma consciência que seja coerente com os princípios e valores cristãos: a dignidade humana, a fraternidade social, a solidariedade, o bem comum”.
O professor Rogério Carlos Born, que contribuiu na reflexão e elaboração da cartilha, explicou alguns aspectos técnicos do material e destacou o tema da desinformação e da inteligência artificial, que podem ter grande influência nessa eleição.
“A Igreja Católica não tem partidos e nem apoia candidaturas. Isto porque está comprometida apenas com o Evangelho. O papel da CNBB é estimular a reflexão, respeitando a liberdade e a vontade dos cidadãos”.
.:: Neste link você pode ter mais informações e adquirir a cartilha.
CNBB investe em podcasts para formação
Além da cartilha, o Regional produziu uma série de programas em áudio para favorecer o aprofundamento desses temas. A série, chamada “A política melhor”, é conduzida pela jornalista e assessora de comunicação da CNBB Sul 2, Karina de Carvalho Nadal, e pelo jornalista e membro da coordenação do Setor Rádio da Signis Brasil, Jorge Teles.
Todas as quartas-feiras serão publicados episódios nos quais especialistas e peritos são convidados para abordar os temas da cartilha. O primeiro, com o tema “Política: razões para ter esperança”, com a participação de Dom Geremias, já está disponível na plataforma Spotify.
Aparecida Debate reflete as eleições municipais de 2024
Fonte: CNBB
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.