Mais de 500 padres das Dioceses de todo o país se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre 9 e 14 de maio, no 18º Encontro Nacional de Presbíteros, onde refletiram, estudaram e oraram sobre a alegria em ser discípulos ordenados por Cristo. O evento foi assessorado pelo padre Rosimar José de Lima Dias e por dom Joel Portella Amado, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisPresidente da CNBB fala da importância do Documento de AparecidaCNBB e TV Aparecida encaminham regras para Debate 2022
Em quase uma semana de reuniões com o tema “Presbíteros: Comunhão e Missão”, os religiosos refletiram sobre o momento de crise da pandemia, com desafios que afetam os âmbitos da política, economia, meios de comunicação, vida social, moral e ética.
“Notou-se que há certa descrença da parte do povo brasileiro nas ciências, lideranças e instituições. Constatamos que muitos presbíteros, bispos, familiares e paroquianos morreram afetados pelo coronavírus e rezamos por eles”, diz um trecho da Carta Final do encontro, publicada pela CNBB.
Alguns tópicos foram reafirmados como a fidelidade ao Magistério da Igreja na pessoa do Papa Francisco, da obediência ao Concílio Vaticano II, na Teologia da Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho e nas orientações doutrinais e pastorais da CNBB.
“Aqui, da Casa da Palavra, Casa da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, Santuário dos romeiros e peregrinos, nós, presbíteros da Igreja no Brasil, no empenho de ouvir cada vez melhor o chamado do Senhor ‘Vinde!’, somos enviados em missão junto ao rebanho a nós confiado. Maria, Mãe Aparecida, nos ajude! Inspire-nos o testemunho de São João Maria Vianney, nosso patrono. Amém”, relatou o documento.
A Carta Final em sua versão completa, você confere neste link.
No dia 14 de maio, a Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que falou aos presbíteros que todos ali foram chamados por Deus para serem mediadores da Salvação.
“Fomos escolhidos como Matias: nosso ministério, nossa vida, será eficaz se for realizado com humildade para levantar da poeira o indigente e do lixo retirar o pobrezinho. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, por amor mútuo à imagem daquele amor que entra em nossas vidas, para que nossas vidas sejam fieis à vocação que recebemos e conforme ao sacrifício agradável a Deus, o sacrifício de Cristo, que celebramos in persona Christi”, disse o representante brasileiro da Santa Sé.
Nova presidência
No encontro também foram eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Presbíteros, a CNP, pelo período de quatros anos. A validação da escolha ocorrerá na próxima reunião do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o Consep, em junho.
Na ocasião, foram eleitos:
Presidente: Padre André Luis do Vale – Diocese de Uruaçu (GO)
Vice-presidente: Padre Fausto Marinho Carvalho Filho – Arquidiocese de São Paulo (SP)
1° Secretário: Padre Rudinei Lasch – Diocese de Cachoeira do Sul (RS)
1° Tesoureiro: Padre Ariosvaldo de Jesus Aragão – Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA)
:: Saiba mais como foi o Encontro Nacional de Presbíteros
Fonte: CNBB / Vatican News
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.