Notícias

CNBB divulga mensagem de Natal clamando pela Esperança

Assuntos importantes para a Igreja e a sociedade foram abordados pelos Bispos do Brasil

Escrito por Redação A12

19 DEZ 2024 - 10H33 (Atualizada em 19 DEZ 2024 - 13H46)

Shutterstock

Nesta semana, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a tradicional mensagem de Natal, com o convite para renovarmos a esperança.

Os bispos enfatizaram que, pelo cenário atual que vivemos, o nascimento de Jesus é a inspiração para reafirmar valores fundamentais como a conversão, a paz, a justiça e a solidariedade. Aqui você confere a mensagem na íntegra.

Logo no início do texto, assinado pelos integrantes da presidência da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e Dom Ricardo Hoepers, que precisamos seguir Jesus, rosto humano de Deus, que nos chama a contemplar a grandeza do amor na simplicidade da manjedoura.

“Ele nos ensina que, mesmo em meio às dores e desafios, há sempre uma luz que aponta o caminho: ‘Nasceu-nos um menino, um filho nos foi dado’ (Is 9,5). Ele é nosso Salvador e Redentor; é a Paz oferecida aos homens e mulheres de boa vontade (Lc 2,14)”.

Outros assuntos importantes foram tratados pela entidade no documento, como o respeito à vida e a dignidade da pessoa humana desde a concepção até seu fim natural e os clamores das comunidades residentes em nosso país.

Os povos indígenas e tradicionais nos lembram da importância de cuidar da terra e de honrar nossa dívida histórica. Precisamos construir um futuro sustentável, solidário e que garanta o bem viver a todos. A convivência no campo deve ser pautada pela fraternidade, e não por conflitos. Proteger a vida de lideranças comunitárias, mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade é essencial para construir um país que valorize e promova a dignidade humana”.

CNBB
CNBB
Presidência da CNBB durante a Assembleia Geral em Aparecida


O episcopado brasileiro lançou o olhar para os desafios climáticos, da necessidade de reafirmar o valor da democracia e do Estado Democrático de Direito e para o mundo do trabalho.

Cada gesto de proteção ao meio ambiente e aos nossos irmãos e irmãs mais necessitados é um testemunho concreto do amor de Deus que habita em nosso meio. Defender a democracia é defender o amor ao Brasil e aos valores que sustentam uma convivência harmoniosa e plural, mas sempre pautada na Constituição Federal”.

A Igreja no Brasil ressaltou na mensagem a expectativa pelo início do Ano Jubilar, a partir do tema “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Santo Padre para guiar nossas ações e orações.

“A estrela do Natal e o Papa Francisco nos convidam a 'esperançar' nosso povo, de forma dinâmica e não passiva, promovendo a vida em todas as suas formas e dimensões. A simplicidade do presépio nos recorda nossa vocação e missão: cuidar uns dos outros, como guardiães, e colaborar na construção de um mundo onde a paz seja o fundamento das relações e o diálogo amoroso ilumine as escolhas e decisões”.

.:: CNBB, a sociedade e Igreja no Brasil

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...