Na tarde desta terça-feira (6), foi assinado um “Termo de Adesão” entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes, que será expandido para os 19 regionais da Conferência.
Leia MaisSede da CNBB acolhe urna com as relíquias de Santa TeresinhaCNBB prepara roteiro para 10ª edição de Dia Mundial contra Tráfico HumanoO Arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, ressaltou a importância do projeto que surgiu inicialmente a partir da Campanha da Fraternidade em 2023, desenvolvido pelo Instituto, ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação.
“O projeto tem origem na Campanha da Fraternidade, iniciativa muito cara à CNBB, que tem dado muitos frutos ao longo dos 60 anos”, disse.
Dom Justino destacou ainda ser uma alegria muito grande assinar o termo às vésperas do lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 que vai abordar o tema da Amizade Social.
“Viver a fraternidade também significa compartilhar esforços e inteligência, como neste projeto. O que é bom precisa ser conhecido, precisa crescer e precisa de nosso apoio”, disse.
O reitor do instituto, Cleber Barbosa, no ato de assinatura do Termo de Adesão, falou da parceria entre os Institutos Federais (MEC) e a CNBB e da importância em ampliar a possibilidade para que as pessoas tenham acesso à capacitação em cursos de pequena duração que podem mudar suas vidas e devolver-lhes a esperança.
“É neste sentido que estamos aqui. Temos relatos de pessoas que estavam desiludidas e após esta oportunidade encontraram um novo sentido para suas vidas”, reforçou.
Parceria a partir do Gesto Concreto da CF 2023
O Projeto Capacita em Rede surgiu a partir da experiência do Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal desde 2021 e que em 2023, foi intensificado com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome.
Seu objetivo é ofertar cursos rápidos, de 50 horas presenciais, com várias frentes de atuação, de formação profissional e tecnológica, para a melhoria na qualidade de vida da população. As igrejas locais participam mobilização das pessoas, com a identificação das necessidades profissionais locais, com ambiente comunitário para a realização dos cursos, com a estrutura de matrículas e o Instituto participa com a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação.
.:: Cursos livres ajudam a conquistar a empregabilidade
Fonte: CNBB
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.