Notícias

CNBB lança guia de disponibilidade dos Bispos Eméritos

Cadastro servirá para que diversos segmentos peçam a ajuda dos bispos para retiros e formações

Escrito por Redação A12

24 JAN 2025 - 11H25 (Atualizada em 24 JAN 2025 - 15H23)

DIocese de Volta Redonda

Aqui no A12, você confere um material produzido na última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB) em que enfatizamos a importância e a sabedoria dos bispos eméritos.

O Direito Canônico estabelece a idade de 75 anos para a apresentação da renúncia ao Papa. Atualmente, a Igreja no Brasil tem 175 bispos eméritos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá um passo importante para este reconhecimento ao lançar o guia “Disponibilidade Pastoral dos Bispos Eméritos”, que você pode ver neste link.

Dom Francisco Biasin, que atualmente é presidente da Comissão Especial que cuida dos religiosos veteranos, disse que o guia evidencia que boa parte dos experientes bispos ainda tem ótima saúde física e mental, tendo condições de compartilhar conhecimentos bíblicos, litúrgicos, teológicos e pastorais.

“É importante que esta lista seja utilizada, e que cada um seja valorizado de acordo com a competência e experiência que tem, conforme o seu ministério episcopal. Cada bispo se sentirá útil diante da Igreja e, sobretudo, dará a possibilidade a quem solicitar esse serviço de assessoria de sentir quanta sabedoria, experiência de vida e riqueza por haver por trás de cada um deles”, disse Dom Biasin.

CNBB/ Matheus Andrade - SN
CNBB/ Matheus Andrade - SN


Como foi produzido o guia?

Esta iniciativa promove uma integração para garantir que a sabedoria destes bispos continuem a contribuir de uma maneira eficaz para a vida pastoral e comunitária das dioceses no país.

A Comissão para os Bispos Eméritos fez um levantamento com as informações da disponibilidade pastoral de cada um, avaliando suas competências e experiências. Os bispos foram consultados através de um formulário on-line.

O documento tem orientações sobre a área de atuação dos veteranos, incluindo as atividades que os bispos podem realizar, como celebrações, orientação espiritual e acompanhamento de seminários, nas seguintes áreas: Formação para catequistas, Formação Litúrgica, Formação para Pastorais Sociais, Retiro para Cristãos Leigos e Leigas, Retiro para Padres, Retiro para Diáconos, Retiro para Seminaristas e Retiro para a Vida Consagrada.

“Os bispos eméritos são joias e pedras preciosas para a Igreja do Brasil, então eles têm muito a oferecer e na disponibilidade do tempo que agora eles têm não mais governando uma diocese, eles podem espalhar esse grande dom que Deus deu a cada um deles. Então, a disponibilização desses dados visa justamente contribuir com a missão dos bispos eméritos, mas também na valorização de cada um deles, que é uma grande riqueza para a nossa igreja do Brasil”, disse o Padre Guilherme Maia Jr., assessor da Comissão.

A publicação é uma resposta às necessidades práticas da Igreja, que tem acompanhado a transformação nas dinâmicas das dioceses e a mudança no perfil das lideranças. O guia irá ajudar a Igreja local e também valorizar a experiência e o compromisso dos bispos eméritos, que continuarão a desempenhar um papel fundamental no crescimento e na estabilidade da Igreja.

.:: Você sabe quantos bispos o Brasil tem?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...