Além do tempo quaresmal, a Igreja no Brasil dará início a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Leia MaisPara viver a Campanha da Fraternidade: O que é amizade social?Nesta Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, uma celebração eucarística será presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida, às 9h, e em seguida, às 10h, acontece a cerimônia de abertura no Auditório Dom Helder Câmara, em Brasília (DF), onde fica localizada a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No evento, será apresentado um vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha desse ano.
A iniciativa deste ano é muito especial, pois completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
Em 2023, com os recursos da Coleta, foram aprovados 240 projetos solidários de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras e distribuídos R$ 6.577.799,88.
Tema e lema da CF foram desenvolvidos em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco inspirada pela vida de São Francisco de Assis, que busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
No dia 18 de fevereiro, a Santa Missa das 8h no Santuário Nacional de Aparecida será em ação de graças à Campanha da Fraternidade deste ano, celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, e que terá a leitura da tradicional carta do Santo Padre para incentivar os católicos brasileiros no Tempo da Quaresma a orar, refletir e agir durante esta iniciativa.
“A Campanha da Fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a Igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na Quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança”, afirmou o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen.
O portal A12 oferece a você esta página especial sobre a Campanha da Fraternidade com orações, vídeos, notícias e diversos materiais sobre a iniciativa da Igreja no Brasil durante a Quaresma e viver melhor a Amizade Social, o amor presente nas relações sociais; amor como base da relação entre as pessoas e os povos.
.:: Há 60 anos, a Campanha da Fraternidade se tornou nacional
Fonte: CNBB
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.