Aqui no A12 você conferiu todo o trabalho de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes que comprometeram boa parte do Estado entre o final de abril e o início de maio deste ano. Informações como organizar doações aos gaúchos, as doações do Santuário Nacional e o plantio de árvores nas cidades atingidas.
A Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Revista “Gente à frente”, um panorama das iniciativas desenvolvidas no âmbito eclesial, com destaque à destinação de 16 milhões de reais para ações de apoio aos afetados pela enchente.
Leia MaisCNBB lança o projeto “o Brasil que queremos: o bem viver dos povos”Esta publicação foi produzida em conjunto com as universidades católicas do Rio Grande do Sul. O objetivo é compartilhar a proximidade e a ajuda realizadas pela Igreja Católica no Brasil, por meio das Arquidioceses, congregações e instituições de ensino durante a catástrofe climática, contemplando especialmente as ações realizadas no período entre o final de abril até o início de julho.
“Desejamos que o conteúdo aqui trazido, o qual contém recortes da dor e sofrimento dos gaúchos neste tempo, ajude a criar uma cultura de cuidado com os nossos semelhantes, com o meio ambiente e com a preservação da natureza.
Parafraseando o Hino do Rio Grande do Sul, que as façanhas (tristes), vividas por este povo aguerrido e bravo nesta catástrofe climática sirvam de modelo a toda terra, promovendo uma maior consciência dos valores humanitários e da organização do uso dos recursos naturais da nossa Casa Comum”, disse um trecho do editorial da revista.
A edição tem 90 páginas e conta com artigos especiais, testemunhos e matérias distribuídas em quatro eixos: meio ambiente, economia solidária, espiritualidade e amizade social.
Em seu artigo na revista, o presidente do Regional Sul 3, Dom Leomar Antônio Brustolin, recorda a acolhida feita pela Igreja aos desabrigados, cujo compromisso fez com que as comunidades fossem semelhantes a Hospitais de Campanha que socorreram as emergências.
“É uma publicação que pretende ser um gesto de gratidão a todos que se uniram para mitigar o sofrimento e recuperar a esperança. Se alguém perguntar onde estava a Igreja nas enchentes de maio, a resposta é clara: estava e está onde o povo sofredor se encontra. É Gente à frente, priorizando gente. Gente que se voluntariou em ajudar, gente que cuidou do que temos de mais precioso no Estado: as pessoas”, reforçou.
A Revista será entregue gratuitamente durante esta semana nas 18 Arquidioceses gaúchas, com o envio de dois mil exemplares a cada uma. Para cada uma das outras 262 Dioceses e prelazias do Brasil, serão enviados 10 exemplares, também como forma de agradecimento e prestação de contas. Além disso, a Revista está disponível para leitura digital e para download neste link.
Acompanhe o programa Desafios da Igreja sobre o impacto das enchentes no RS
Fonte: CNBB
Os católicos realmente adoram imagens?
Deus permitiu o uso de símbolos visíveis como a serpente de bronze e a arca da aliança para apontar para a salvação
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.