Notícias

CNBB movimenta fim de ano com eventos que fortalecem a formação pastoral

Escrito por Redação A12

25 OUT 2024 - 14H49 (Atualizada em 25 OUT 2024 - 15H38)

Doidam 10 / Shutterstock

Com a proximidade do fim de ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza eventos que promovem e fortalecem o trabalho tão importante das pastorais.

As pastorais desempenham um papel essencial na vida comunitária, proporcionando apoio espiritual, emocional e social para pessoas de diversas idades e grupos sociais. Elas promovem a inclusão, a solidariedade e a justiça social, atuando em áreas como a assistência aos idosos, a evangelização das famílias e a formação litúrgica.

Por meio de encontros, formações e celebrações, as pastorais fortalecem os laços comunitários e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sempre guiadas pelos ensinamentos da Igreja. Leia MaisConheça a Pastoral da Sobriedade, um grupo de AUTOAJUDA

Além de acompanhar o trabalho das pastorais, a CNBB realiza diversos encontros de formação, atualização e fortalecimento para que o trabalho seja mantido sempre da melhor forma e atendendo a todos.

Pastoral da Pessoa Idosa

No dia 16 de novembro de 2024, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) celebrará 20 anos de dedicação à causa dos idosos no Brasil. A comemoração ocorrerá no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR).

O evento começará com uma missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo. Em seguida, haverá um show musical do padre Reginaldo Manzotti, além de outras atrações culturais e o tradicional corte do bolo.

Pastoral da Liturgia

Na manhã do dia 21 de outubro, ocorreu uma reunião online das Comissões Regionais da Liturgia. Participaram dom Hernaldo Pinto Farias, presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, e os assessores frei Luís Felipe Marques, Raquel Schneider e padre Jair Costa, além dos bispos e coordenadores regionais responsáveis pela liturgia.

Os participantes valorizaram a oportunidade de se reunir remotamente para compartilhar avanços e desafios. Padre Jair destacou a importância de ouvir as diferentes realidades regionais e as possibilidades de formação. Dom Hernaldo apresentou uma análise da conjuntura eclesial, abordando a dimensão litúrgica e as futuras Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, enfatizando a necessidade de superar polarizações na formação litúrgica.

Pastoral Familiar

Entre os dias 8 e 10 de novembro, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) promoverá o Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus (AM). O evento reunirá casais, agentes de pastoral, bispos, padres, representantes de movimentos e serviços familiares, além de outros interessados na temática familiar.

O objetivo é criar um espaço para reflexão, atualização e troca de experiências sobre os desafios da evangelização das famílias, conforme as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O tema central será “Os desafios da evangelização hoje, na perspectiva familiar”, com assessoria do padre Abimar Oliveira de Moraes, professor da PUC-Rio e vigário da Paróquia de Santa Rita, no Rio de Janeiro.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...