Entre os diversos temas que serão votados na fase presencial da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está o Texto de Estudos 114 sobre a “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, com o título “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14).
Leia Mais Santa Sé aprova tradução brasileira do Missal Romano59ª Assembleia Geral: CNBB vai atualizar seu estatuto Depois que os Bispos realizarem suas análises e opiniões, o estudo poderá se tornar um documento da CNBB. Para Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR) e responsável pela Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o reconhecimento do texto como documento faz crescer grandemente o compromisso do próprio episcopado com a causa documentada.
“O texto anseia que a Palavra de Deus tenha um lugar de maior protagonismo nas motivações e inspirações e projetos evangelizadores da nossa Igreja”, disse.
No Brasil, especialmente tivemos um belíssimo histórico dessa animação nas comunidades. A base de qualquer encontro de algum movimento, grupo ou pastoral deve se basear na Palavra de Deus. Na iniciação à vida Cristã, a Bíblia tem que estar no Centro, ser uma grande protagonista nas motivações e inspirações para os projetos de evangelização em nossa Igreja.
A iniciativa obedece ao que foi proposto pelo Papa emérito Bento XVI em sua exortação Verbum Domini, em 2012, onde o Santo Padre enfatiza que a própria Igreja em sua natureza se alegra pela Palavra em todos os seus projetos evangelizadores.
O que o futuro documento ilustra para nós?
Dom Peruzzo também orienta que o Texto 114 tem como principal indicação nos mostrar que Deus quer sempre falar ao nosso coração e também a partir da Sagrada Escritura.
“Precisamos ser uma Igreja que deixa o Senhor lhe falar e é preciso acolher sua Palavra, ouvi-lo antes, e que cresçamos nesse projeto de colocar a Palavra de Deus no centro de tudo o que quisermos como Igreja”.
Ainda de acordo com o Bispo, o texto não tem inovações, mas sim reforça a Palavra como instrumento para não perdemos a fé em Cristo.
“Aquilo que já se faz, não é preciso inventar algo novo, mas tudo o que fizermos que a Palavra seja a grande inspiração e o grande critério”, explicou.
Assembleia terá cobertura total da Rede Aparecida
A segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, de forma presencial no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida
A etapa presencial vai ser oportunidade do episcopado a aprofundar o tema central “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, e também pensar propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
O Portal A12 vai realizar a cobertura do evento e você pode conferir o conteúdo na página a12.com/cnbb. Os portais e as redes sociais da CNBB também vão exibir os principais temas abordados nas sessões, além dos boletins diários.
As coletivas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Portal A12 e redes sociais da CNBB. Já às celebrações, às 18h pelo Aparecida Ao Vivo e TV Aparecida.
Arquivo A irá exibir um especial sobre os 70 anos da CNBB
Fonte: CNBB
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.