No dia 12 de março, a tradicional escola da Rede Jesuíta de Educação comemora 95 anos de história. O Colégio São Francisco Xavier (Sanfra) foi fundado em 1928 pelo Padre italiano Guido del Toro.
Leia MaisDia do professor: o Pacto Educativo Global e o pedido pela valorização da educaçãoOs caminhos da educação no cotidiano e na escola católicaO objetivo inicial era receber, educar e evangelizar os imigrantes japoneses e seus descendentes que vinham para São Paulo (SP). Inicialmente construído no bairro da Liberdade, o colégio foi transferido para um terreno no Ipiranga, doado pelo Conde José Vicente de Azevedo em 1931, quando foi fundado o prédio onde permanece a instituição até hoje.
Para celebrar a data, o Sanfra organiza uma programação mais que especial, aberta para todo o público.
No próximo sábado (11) será realizada uma atividade de integração com todos os estudantes. Um momento de diversão e confraternização entre os alunos e colaboradores.
No domingo (12), aniversário da instituição, às 10h haverá a celebração da Santa Missa em ação de graças pelos 95 anos, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade.
Depois da Missa, haverá o lançamento do segundo volume do livro “Memórias que Ficam”, que conta a história da instituição, da Missão Japonesa em São Paulo e do valoroso trabalho de jesuítas e leigos que dedicaram suas vidas a uma causa tão importante: a educação católica.
Nesta edição, por meio de um enredo cronológico e histórico sobre fatos marcantes quanto à vida e à missão da Companhia de Jesus no Sanfra, é contada a história dos 95 anos de amor e serviço educativo no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
História através da educação cristã
A instituição foi se desenvolvendo ao longo das décadas: em 1950 foi incluído o Ginásio (atual Ensino Fundamental II). Em 1961, a escola passou a receber meninas e, em 1966, foi aprovado o 2° Grau (atual Ensino Médio). Depois de um tempo, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier, como referência ao jesuíta que realizou missões no Japão.
O Sanfra faz parte da Rede Jesuíta de Educação e tem como missão formar pessoas conscientes, competentes, comprometidas e compassivas, por meio das dimensões acadêmica, humana e cristã.
Foram diversas crianças e jovens, de diferentes credos, raças e nacionalidades, que passaram pelo Colégio. Atualmente, a escola oferece aulas para Educação Infantil, Fundamental I e II, Médio, Período Integral, além de Cursos Extras e de Férias em atividades esportivas, artes, tecnologia da informação e robótica.
Aparecida Debate aborda os desafios do professor nos dias atuais
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Peça a intercessão do Beato Redentorista Pedro Donders
Tenha em mãos o novenário pedindo as graças de Deus pelo ministério do beato redentorista
Papa: "combate ao abuso infantil é urgente"
Pela segunda semana seguida na Audiência Geral, Santo Padre faz menção às crianças que sofrem com abusos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.