Neste mês de Outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizam a Campanha Missionária, onde são promovidas ações locais para animar comunidades a idealizarem projetos nas áreas de assistência social e evangelização em nações mais carentes.
Leia MaisPOM disponibilizam conteúdos para Novena Missionária 20233 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da campanha deste ano e com um lema muito conhecido em nossa Igreja e proposto pelo Papa Francisco: "Corações ardentes, pés a caminho”.
A Campanha Missionária põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra.
Uma das principais ações da iniciativa acontece neste final de semana, nos dias 21 e 22 de outubro, com a realização da Coleta Missionária durante as celebrações em todas as dioceses do Brasil.
O valor arrecadado vai beneficiar projetos sociais e evangelizadores nos países mais pobres do mundo através do Fundo Mundial de Solidariedade, gerenciado pela Igreja Católica, em Roma, na Itália.
“É uma ajuda à missão de evangelizar que a Igreja realiza em todo mundo. Sejamos generosos para ajudar os nossos missionários a levarem o Evangelho a todas as pessoas”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos.
Como acontece a coleta?
As comunidades e paróquias recebem as ofertas por meio da coleta para as missões. As ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação. Desta coleta, 80% do valor arrecadado é destinado para auxiliar atualmente 1.118 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no país.
Ano passado, a Igreja no Brasil contribuiu com o Fundo Mundial de Solidariedade com o valor de R$ 7.614.867,96.
Até o final deste ano, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das POM em Brasília (DF). A direção nacional das POM comunica o Dicastério para a Evangelização, em Roma, o valor arrecadado, e repassa os valores para o Fundo Mundial de Solidariedade. A Assembleia Geral das POM, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes.
Em 2022, no mundo todo, foram arrecadados mais 412 milhões de reais, distribuídos para propagar a fé, a Infância e Adolescência Missionária, instituições católicas e seminários entre outras missões.
Como doar?
Além da ajuda material depositada nos envelopes distribuídos nas paróquias, você também pode fazer sua doação espontânea sem sair de casa através do PIX no email pom@pom.org.br.
TV Aparecida e as POM produziram a Novena Missionária
Fonte: CNBB
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.