No último dia 30 de outubro, a Comissão Ampliada de Escuta e Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniu virtualmente para analisar relatórios e debater próximas ações.
Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus e assessor da comissão, comentou o resultado do encontro foi positivo e promoveu “esperanças”.
“Esperanças, no plural, porque de fato é a composição da esperança de cada um a partir daquilo que já foi realizado e vem se realizando e se realizará”. Leia MaisComo fazer com que a Missa seja interessante para crianças?“A paciência tudo alcança”: como ensiná-la às crianças?
Ele ainda destacou o compromisso de cada um com o trabalho, enfatizando que “existe um empenho, existe um interesse, existe uma responsabilidade de fazer com que essa cultura do cuidado, essa proteção de crianças, adolescentes e adultos vulneráveis ganhe força em cada diocese e em cada prelazia”.
Dom Hudson diz que a reunião contou com uma boa participação e acolhida de todos os participantes, proporcionando um momento para organizar o calendário de 2025 ao nível de Regional Norte1.
Ele explica que estamos diante de “uma construção de muitas mãos e de muitos corações, que nos dá muita esperança da gente avançar no cuidado de crianças e adolescentes no específico da forma de abuso, e acima de tudo, abuso sexual”.
O planejamento das formações para o próximo ano incluirá uma parceria com o Núcleo Lux Mundi, associado à Conferência dos Religiosos do Brasil e à CNBB. Haverá formações on-line duas vezes por mês, de fevereiro a junho de 2025, com as comissões das igrejas locais.
O programa abordará áreas bíblicas, antropológicas, psicológicas e legislativas, com foco no Motu Proprio do Papa Francisco.
A formação capacitará os participantes para multiplicar atividades de prevenção. Haverá um encontro presencial para estudar o Decreto, Regulamento e Manual de Proteção, além de analisar casos práticos para melhor atender as prelazias e dioceses.
“Isso para nós é uma grande esperança, porque é um trabalho articulado numa rede maior que exige esse trabalho, um planejamento construído não de agora, mas que vai se efetivar em 2025, calendário que a gente já organizou”, explica Dom Hudson.
Cada igreja local, nas assembleias diocesanas e nas prelazias, que serão realizadas durante o mês de novembro, tratará essa temática em vista de avançar nesse caminho de cuidado e proteção.
As formações nas dioceses e prelazias acontecerão por categorias: presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, catequistas, juventudes, atendentes paroquiais, colaboradores e colaboradoras, casas de formação, escolas católicas, entre outros em um processo contínuo de formação e prevenção.
O trabalho realizado pela Comissão do Regional Norte1 está em consonância com o Primeiro Relatório Anual sobre Políticas e Procedimentos de Proteção na Igreja, recentemente apresentado ao Papa Francisco, que procura a “conversão para uma cultura de proteção”, em vista de “um compromisso de converter-se do mal e curar os feridos”.
Os passos propostos são: conversão de afastamento do mal, verdade, justiça, reparações e garantias de não reincidência.
O Relatório está dividido em quatro seções: A Igreja Local em Foco; a Missão de Proteção da Igreja nas Regiões Continentais; Políticas e Procedimentos de Proteção da Cúria Romana a Serviço da Igreja Local; o Ministério de Proteção da Igreja na Sociedade.
Fonte: CNBB, Vatican News
O que ocorre na dedicação de uma igreja?
Saiba como é realizado um rito de dedicação de uma igreja recém-construída e partes das orações ditas pelo bispo presidente.
Chapecó e Joinville se tornam Arquidioceses em Santa Catarina
Confira os depoimentos dos futuros arcebispos das cidades catarinenses
Novos arcebispos são nomeados em Santa Catarina
O Papa Francisco anunciou novas arquidioceses de Joinville e Chapecó, fortalecendo a Igreja em Santa Catarina com novos arcebispos. Conheça!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.