Neste mês de agosto, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realiza uma série especial, “Papo de Jovem: Juventude & Política”, com o objetivo de proporcionar a todos os jovens um aprofundamento sobre política bem como uma reflexão para verificar se seus direitos como cidadão são reconhecidos. Leia MaisEntrevista: “Política é para todos os cristãos”"Independência ou Morte": Como explicar a unidade política do Brasil
Como forma de auxílio a Comissão preparou um subsídio, intitulado “Encontros”, que trata sobre o assunto. Os temas abordados serão: Sistema Político Brasileiro; Compromisso com a Verdade; Amizade Social e Divisão; Igreja e Política; e Cidadania e Protagonismo.
Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, salientou a importância dos jovens serem protagonistas da mudança em uma sociedade desencantadora para as juventudes, como a qual vivemos.
“Nossa juventude é chamada a sair e se aprofundar no tema das políticas públicas, que chama toda a sociedade para resolver, dialogar e para aprofundar determinadas situações. É muito importante nesse período eleitoral não nos omitir, mas sair com ideias claras em sintonia com o Evangelho e missão da nossa juventude católica, que se compromete com a justiça e com a vida”, disse o bispo.
”A equipe de subsídios da comissão episcopal convidou vários jovens para falar de política, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil. As reflexões são elaboradas através de vídeos e de textos para uso nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários”, explicou o assessor externo da comissão, o Pe. Antônio Ramos, sdb.
A iniciativa, segundo o assessor tem a intenção de atravessar a barreira das ideologias partidárias para uma reflexão que vem ao encontro do próprio desejo expresso do Papa Francisco aos jovens na JMJ do Rio de Janeiro, quando exortou todos a nadarem contra a corrente e serem protagonistas da mudança que desejam na sociedade, visto que “a política é uma vocação de serviço.”
Você já pode conferir dois "Encontros":
Episódio 1 - Sistema político
Episódio 2 – Compromisso com a verdade
Acesse o subsídio Encontros Aqui
Padre Mauro Vilela nos ajuda a entender a importância da política, seu significado e como ela interfere na nossa vida para adquirirmos consciência na hora de escolher nossos representantes. Confira:
Fonte: CNBB
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.