Neste mês de agosto, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB realiza uma série especial, “Papo de Jovem: Juventude & Política”, com o objetivo de proporcionar a todos os jovens um aprofundamento sobre política bem como uma reflexão para verificar se seus direitos como cidadão são reconhecidos. Leia MaisEntrevista: “Política é para todos os cristãos”"Independência ou Morte": Como explicar a unidade política do Brasil
Como forma de auxílio a Comissão preparou um subsídio, intitulado “Encontros”, que trata sobre o assunto. Os temas abordados serão: Sistema Político Brasileiro; Compromisso com a Verdade; Amizade Social e Divisão; Igreja e Política; e Cidadania e Protagonismo.
Dom Nelson Francelino, bispo de Valença (RJ) e presidente da comissão, salientou a importância dos jovens serem protagonistas da mudança em uma sociedade desencantadora para as juventudes, como a qual vivemos.
“Nossa juventude é chamada a sair e se aprofundar no tema das políticas públicas, que chama toda a sociedade para resolver, dialogar e para aprofundar determinadas situações. É muito importante nesse período eleitoral não nos omitir, mas sair com ideias claras em sintonia com o Evangelho e missão da nossa juventude católica, que se compromete com a justiça e com a vida”, disse o bispo.
”A equipe de subsídios da comissão episcopal convidou vários jovens para falar de política, tendo como texto a Cartilha de Política da Igreja do Brasil. As reflexões são elaboradas através de vídeos e de textos para uso nos grupos de jovens, movimentos, novas comunidades, pastorais da juventude, congregações, obras sociais, escolas e espaços universitários”, explicou o assessor externo da comissão, o Pe. Antônio Ramos, sdb.
A iniciativa, segundo o assessor tem a intenção de atravessar a barreira das ideologias partidárias para uma reflexão que vem ao encontro do próprio desejo expresso do Papa Francisco aos jovens na JMJ do Rio de Janeiro, quando exortou todos a nadarem contra a corrente e serem protagonistas da mudança que desejam na sociedade, visto que “a política é uma vocação de serviço.”
Você já pode conferir dois "Encontros":
Episódio 1 - Sistema político
Episódio 2 – Compromisso com a verdade
Acesse o subsídio Encontros Aqui
Padre Mauro Vilela nos ajuda a entender a importância da política, seu significado e como ela interfere na nossa vida para adquirirmos consciência na hora de escolher nossos representantes. Confira:
Fonte: CNBB
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.